Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual foi a última música que John Lennon e Paul McCartney fizeram para os Beatles?

Perto do fim da banda, a dupla uniu esforços para realizar a última colaboração

Redação Publicado em 16/02/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

John Lennon e Paul McCartney sempre foram considerados os grandes compositores dos Beatles. Os músicos compunham diversos hits, tanto separadamente quanto juntos, mas a parceria não durou para sempre. 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon não queria a volta dos Beatles? 'Foi uma morte lenta'

Divergências pessoais e de criação atrapalharam a produção musical dos dois, e uma canção representou a última colaboração de Lennon e McCartney: “I Got A Feeling”.

A música, feita em janeiro de 1969, representou a última parceria dos dois Beatles, em momento que a banda se aproximava do fim. Representação de opostos - otimismo e cinismo, doçura e agressividade -, a música é a combinação de diferentes personalidades e sentimentos. 

+++LEIA MAIS: Cocaína e problemas técnicos: Como foi a última gravação de Paul McCartney e John Lennon?

A dupla assinou mais de 200 músicas em conjunto, e diversas delas viraram hits. No entanto, o sucesso fez com que uma decisão contratual assinada em 1963 determinasse que todas as canções escritas pelos dois até o início dos anos 1970 fossem assinadas em dupla, independentemente de quem tivesse escrito.

“Yesterday” foi uma das canções a entrar nessa decisão, e, apesar de ser apresentada ao público como feita pela dupla, ela foi, na realidade, escrita inteiramente por McCartney. “Strawberry Fields Forever”, escrita por Lennon, também foi lançada como de autoria dupla. 

+++ LEIA MAIS: Qual música os Beatles gravaram completamente bêbados?


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: