Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Supermodelo Tatjana Patitz, estrela do clipe de 'Freedom ’90', de George Michael, morre aos 56 anos

Um dos maiores nomes das passarelas entre as décadas de 1980 e 1990, Tatjana Patitz faleceu nesta quarta-feira, 11; confira o icônico clipe

Redação Publicado em 11/01/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tatjana Patitz em 2022 (Foto: Getty Images)
Tatjana Patitz em 2022 (Foto: Getty Images)

No final do ano 1990, Tatjana Patitz e outras quatro supermodelos estrelaram o renomado clipe da faixa “Freedom ’90”, de George Michael. Décadas mais tarde, a modelo faleceu nesta quarta-feira, 11, aos 56 anos, segundo confirmado pela Vogue — um título bastante presente na vida da estrela (via G1).

A carreira de Tatjana Patitz nas passarelas começou quando a alemã criada na Suécia tinha apenas 17 anos, época em que conquistou o terceiro lugar em um concurso em Estocolmo. Desde então, em quase quatro décadas de desfiles, a supermodelo estampou mais de 120 capas de revistas em todo o mundo.

+++LEIA MAIS: Cindy Mendes, atriz de 'Antônia', morre aos 38 anos

Curiosamente, o talento de Patitz também extrapolou as passarelas e a levou até o cinema, onde a modelo criou uma interessante carreira, segundo a Caras. Após estrear no filme Sol Nascente (1993), Tatjana ainda participou do longa Restraining Order (1999) — seu papel mais reconhecido na indústria.

Em homenagem à modelo, então, Anna Wintour, a diretora da Vogue, lamentou sua partida. "Tatjana sempre foi o símbolo europeu do chique, como Romy Schneider-encontra-Monica Vitti. Ela era muito menos visível do que suas colegas – mais misteriosa, mais adulta, mais inatingível – e isso tinha seu apelo."

Também conhecida por seu trabalho em diversas ONGs humanitárias — defendendo os direitos dos animais, a igualdade de gênero e os direitos da comunidade LGBTQ+ —, Tatjana Patitz deixou um filho, Jonah Patitz, de 19 anos, e dois cachorros, Matilda e Gatsby. A causa de sua morte não foi revelada.

+++LEIA MAIS: George Michael quase substituiu Freddie Mercury no Queen? Roger Taylor responde

O videoclipe

Prestes a lançar o disco Listen Without Prejudice Vol. 1, George Michael procurava por inspirações para o clipe de “Freedom ’90” quando deparou-se com a capa de janeiro de 1990 da Vogue britânica. Impressionante, a edição era estampada pelas cinco das principais supermodelos da época: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington, Cindy Crawford e, claro, Tatjana Patitz.

Sem quaisquer dúvidas, o cantor pediu que as modelos participassem de seu mais novo clipe e, assim, criou um dos maiores marcos das carreiras de cada uma. “[George] pensou que o clipe transformaria a gente em algo importante, que seria bom para a gente. Eu respondi: ‘Nós estamos aqui. Já chegamos lá!’ Mal sabia eu que, sempre que alguém me conhece pela primeira vez, falam do clipe. É o que as pessoas sempre lembram”, revelou Linda Evangelista, em entrevista à revista Allure em 2016 (via O Globo).

+++LEIA MAIS: O dia que George Michael foi preso por tentar sexo com policial [FLASHBACK]

Dirigido por David Fincher (Clube da Luta e A rede social), o clipe rapidamente tornou-se uma referência na indústria. Gravado em Londres, o vídeo chegou, inclusive, a ser reproduzido pela Vogue em setembro de 2016. Em homenagem às cinco supermodelos, a revista escalou Adriana Lima, Joan Smalls, Anna Ewers, Irina Shayk e Taylor Hill para protagonizar a versão gravada em Nova York.

Confira, abaixo, a versão original do clipe de “Freedom ’90”, com Tatjana Patitz:

[Caso o vídeo não seja reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Quem é Doa Barney, filha de Björk, modelo e cineasta