Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Terry Gilliam critica produtores de Pantera Negra: “Nunca foram à África”

Segundo o cineasta, o filme fez com que a mídia “falasse sobre a importância de besteiras”

Redação Publicado em 23/12/2019, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Pantera Negra (Foto: Divulgação)
Cena do filme Pantera Negra (Foto: Divulgação)

Na última sexta, 20, em entrevista ao IndieWire, o cineasta Terry Gilliam criticou os produtores de Pantera Negra, da Marvel. Segundo Gilliam, pessoas por trás do filme “nunca foram à África”.

Inicialmente sobre o último filme de Gilliam, O Homem que Matou Dom Quixote, a entrevista mudou de tom quando o assunto Marvel iniciou. Perguntaram ao cineasta se Pantegra Negra só recebeu entusiasmo devido às “políticas de identidade”, Gilliam então criticou o longa.  

+++ LEIA MAIS: A Revolução de Pantera Negra: a criação do filme de super-heróis mais radical de todos os tempos

“Odiei Pantera Negra. Me deixa louco. Dá às crianças negras a idéia de que isso é algo em que acreditar. Besteira. É besteira absoluta. Acho que as pessoas que fizeram isso nunca estiveram na África ”, disse ele. O cineasta também acrescentou: “Eles foram buscar um estilista para tecidos e coisas africanas. Mas eu odiava esse filme, em parte porque a mídia estava falando sobre a importância de besteiras.”

Apesar das críticas de Gilliam, a equipe de Pantegra Negra - ganhadora de três prêmios no Oscar 2019 -  visitou a África e estudou sobre o continente para produção de arte, figurino e realização do longa. Algumas filmagens também foram feitas na África do Sul, Zâmbia e Uganda.  

+++LEIA MAIS: Akon planeja concorrer à presidência dos EUA - e criar a própria Wakanda, país fictício do Pantera Negra

O cineasta também tem avaliações negativas sobre a Marvel, principalmente devido ao dinheiro gasto pela empresa. Segundo Gilliam, filmes menores mereceriam esses valores. 

“Você faz um filme com mais de US $ 150 milhões ou menos de US $ 10 [milhões]. Onde estão essas outras coisas? Não existe mais ", disse ele. "Faço filmes onde estou tentando fazer as pessoas pensarem. Quero dizer, tento entretê-los o suficiente para que não durmam comigo, e eles estão lá para fazer você pensar e olhar o mundo de uma maneira diferente, espero, e considerar possibilidades. Esses filmes não fazem isso."

Pantera Negra 2 tem previsão de estreia para maio de 2022.