- Flea, Dave Grohl, Slash e Ringo Starr em What Drives Us (Foto: reprodução/vídeo)

5 motivos para assistir What Drives Us, documentário dirigido por Dave Grohl [LISTA]

Documentário, que relembra a força da música ao vivo, já está disponível no Amazon Prime Video

Redação Publicado em 01/05/2021, às 13h00

Nesta sexta, 30 de abril, What Drives Us chegou ao catálogo do Amazon Prime Video. O documentário, dirigido pelo líder do Foo Fighters, Dave Grohl, é uma carta de amor às viagens em vans e vida na estrada.

Com uma série de reflexões significativas e sensíveis, a produção busca relembrar a força e potência das apresentações ao vivo, além das conexões a partir delas - seja com a música, entre os integrantes ou com um público. 

+++LEIA MAIS: Ao lado de grandes artistas, Dave Grohl faz ode à vida na estrada em What Drives Us com reflexões sensíveis e significativas [REVIEW]

Para sentir saudade dos shows ao vivo, conhecer mais sobre diversos grandes artistas e relembrar o melhor do rock and roll, listamos 5 motivos para assistir ao documentário What Drives Us:

Entrevistados espetaculares

Dentre os entrevistados de Dave Grohl estão: Ringo Starr; Lars Ulrich, do Metallica; Slash e Duff McKagan, do Guns N' Roses; Brian Johnson, do AC/DC; Flea, do Red Hot Chili Peppers; Kira Roessler, do Black Flag; The Edge, do U2; D.H. Peligro, do Dead Kennedys; Jennifer Finch; St. Vincent; Ben Harper e muitos outros. Os convidados compartilham um pouco sobre as mais diversas as experiências com a música. 

+++LEIA MAIS: Ringo Starr, Flea, Slash e the Edge falam de turnês em vans em What Drives Us, documentário dirigido por Dave Grohl


Brilho contagiante de Grohl

Responsável por conduzir o documentário, Dave Grohl age como um narrador em primeira pessoa. O músico conversa com os outros diversos artistas e convida os espectadores para as histórias de maneira envolvente. 

O líder do Foo Fighters instiga as histórias com uma energia contagiante e, consequentemente, essas experiências são contadas com uma magia fascinante - como uma reflexão romântica sobre a força da música. 

+++LEIA MAIS: Dave Grohl relembrará época do Nirvana e encontro com astros da música em livro de memórias


Amor ao rock and roll

Em anos nos quais o 'fim' do rock and roll tem sido discutido, What Drives Us chega para mostrar que, na verdade, há muito sobre o gênero musical para ser explorado - mesmo que por bandas com anos de estrada. 

O documentário também apresenta os shows enérgicos e a grandiosidade das versões ao vivo, com foco no rock and roll. Diversas cenas de apresentações são daquelas de arrepiar - e, devido à pandemia, deixar o público com saudades. 

+++ LEIA MAIS: Inteligência artificial cria 'música inédita' do Nirvana; ouça 'Drowned in the Sun'


Diálogos intimistas e sensíveis

Todos os diálogos, muito bem-conduzidos por Grohl, são intimistas. Por conta desse ótimo guia, há uma facilidade incrível de identificação e aproximação dos espectadores com os artistas e histórias. 

Devido às conversas sinceras, abertas e intimistas, o documentário consegue ser extremamente sensível em muitos momentos. Alguns artistas, inclusive, sentiram-se à vontade para contar histórias mais pessoais e emocionantes. 

+++LEIA MAIS: Dave Grohl revela como lidou com a morte de Kurt Cobain: 'Você tem que fazer tudo de novo'


Conteúdos audiovisuais

What Drives Us não é um documentário monótono, pelo contrário, ele busca apresentar os mais diversos tipos de conteúdos audiovisuais, que dão um ritmo delicioso à narrativa. A produção combina flashbacks, fotos, animações, conversas, entrevistas do passado e, é claro, muitos vídeos de shows ao vivo. 

+++LEIA MAIS: Qual ídolo Dave Grohl conheceu na reunião de escola da filha?


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL 


+++SAIBA MAIS: Oscar 2021: 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?, indicado a Melhor Filme Estrangeiro 

Quo Vadis, Aida? é um filme da Bósnia-Hezergovina indicado ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Aclamado pela crítica, o longa acompanha os esforços da tradutora da ONU Aida (Jasna Đuričić) na pequena cidade de Srebrenica durante a Guerra da Bósnia em 1995.

O filme histórico narra e reflete sobre o massacre de 8 mil cidadãos muçulmanos em 1995 na Bósnia. O drama se desenvolve a partir da dedicação intensa da protagonista Aida em proteger a família e a comunidade após a cidade ser invadida. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme

Não é à toa que o longa-metragem escrito e dirigido por Jasmila Žbanić chegou ao Oscar 2021. Com uma história forte e potente, um desempenho encantador da atriz Jasna Đuričić e uma fotografia espetacular, Quo Vadis, Aida? soma 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.  

Para aqueles que ainda não conhecem o intenso, profundo e complexo filme, listamos 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?. No Brasil, o longa está disponível para aluguel nas plataformas de streaming Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes, Apple TV, Google Play e YouTube.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021 anuncia eventos especiais com performances de indicados; confira


Desempenho espetacular de Jasna Đuričić

Jasna Đuričić tem um desempenho espetacular como Aida. A atriz mostra as peculiaridades, singularidades, força, imperfeições e angústias da tradutora da ONU com muita profundidade, sentimentalidade e complexidade. 

Aida é o ponto central da narrativa - a personagem é necessária para que a história da pequena cidade Srebrenica durante a Guerra da Bósnia em 1995 se desenvolva, e consegue cumprir o papel da tradutora com uma intensidade magnífica. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


Intensidade complexa

Com muita complexidade e profundidade, a narrativa angustiante, realista e imparcial de Quo Vadis, Aida? dá um tom desesperador à história de Aida e da pequena comunidade de Srebrenica.

Não é um filme fácil de assistir, é desesperador e devastador, que deixa o telespectador completamente esgotado, exausto e horrorizado. No entanto, exatamente por este motivo, o longa se torna completamente necessário e admirável.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]


Fotografia

Com imagens cinematográficas que soam como cenas documentais devido à incrível elaboração, a fotografia de Quo Vadis, Aida? é um dos principais acertos do filme. Em diversos momentos da narrativa, as composições visuais são incrivelmente artísticas. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]


História

A história começa em julho de 1995 em Srebrenica, no leste da Bósnia, após a invasão militar na cidade. Sem voltas desnecessárias na narrativa, acompanhamos a guerra, que já dura três anos, e Aida é nosso guia para os horrores que aconteceram e acontecerão na cidade dela. 

Com excelência, Quo Vadis, Aida?  apresenta uma história necessária e urgente, que combinada aos elementos da narrativa, expõe o terror, o desespero e angústia da realidade de diversas famílias da Bósnia naquela época.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 7 curiosidades sobre Minari, indicado a Melhor Filme [LISTA]


Sensibilidade

A partir da história íntima e familiar guiada por Aida e para além do desespero e angústia da Guerra, o filme traz momentos emocionantes de sensibilidade e humanização, em geral, protagonizados pela tradutora da ONU.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: A Caminho da Lua segue narrativa previsível, mas encanta com visual radiante [REVIEW]


Roteiro potente

Com o ótimo desempenho dos atores combinados aos diversos elementos como trilha sonora e fotografia, Quo Vadis, Aida? se desenrola lentamente e os eventos do filme acontecem gradualmente.

Isso ocorre, porém, devido ao potente roteiro que busca causar reflexão nos telespectadores ao longo de todo o filme. Como comentamos, não é uma produção fácil de ser digerida e faz com que o público pense constantemente - e, tudo de maneira intensa, complexa e aprofundada.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

música História Review Red Hot Chili Peppers Documentário Turnê Ringo Starr Foo Fighters Taylor Hawkins dave grohl Flea tour vida na estrada what drive us

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein