- Sérgio Mendes no Rock in Rio 2015 (Foto: Cintia Orth/Estácio/Divulgação)

80 anos de Sérgio Mendes, a mente por trás da versão bossa nova do hit ‘Mas que Nada’

A Rolling Stone Brasil celebra o aniversário de Mendes nesta quinta, 11, com a trajetória artística do músico, assim como os grandes feitos da carreira

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 11/02/2021, às 15h28

Sérgio Mendes é considerado revolucionário. Um dos responsáveis por levar a Bossa Nova, Samba e MPB para outros países, o artista assinou a composição de diversos hits de sucesso, como as famosas versões de “Mas que Nada” e “Never Gonna Let You Go”.

Nesta quinta, 11, o músico completa 80 anos; e a Rolling Stone Brasil celebra a data com alguns dos grandes feitos do artista - além da trajetória de Sérgio Mendes, que saiu de Niterói, Rio de Janeiro, para conquistar diversos palcos ao redor do mundo.

+++LEIA MAIS: Revolucionário, João Gilberto transformou o DNA musical brasileiro [ANÁLISE]

Talvez o rosto Sérgio Mendes não seja tão conhecido quanto suas obras, mas os feitos do  compositor são inegáveis. Nascido em Niterói, o artista viajou o globo com o disco Dance Moderno, do Sexteto Bossa Rio. Em 1964, ele se mudou para os Estados Unidos para continuar a vida artística - e continua lá até hoje.

O abo de 1996 foi marcante na carreira de Sérgio Mendes. O artista regravou “Mas que Nada”, canção de Jorge Ben Jor, em Bossa Nova - e a versão fez tanto sucesso que até hoje é a mais ouvida da música. Posteriormente, o artista também regravou a música com a participação do Black Eyed Peas.

+++LEIA MAIS: Lady Gaga, Black Eyed Peas e mais: 7 hits pop que completam 10 anos em 2021

Outro momento importante na carreira do músico foi o lançamento do disco Never Gonna Let You Go, em 1984. No álbum, a faixa homônima foi o grande sucesso. Escrita por Cynthia Weil e Barry Mann, a versão tinha Joe Pizzulo e Leza Miller nos vocais com o piano de Sérgio Mendes - e a gravação foi um sucesso internacional.

“Never Gonna Let You Go” alcançou a 4ª posição na Billboard Hot 100, mas pode ser considerada apenas um dos sucessos do músico. Na década de 1990, Mendes criou o grupo Brasil 99 e lançou o disco Brasileiro, que rendeu um prêmio Grammy em 1993. 

O artista acumula parcerias com grandes nomes ao longo da carreira, como Will.I.Am, Erykah Badu, Carlinhos Brown, Stevie Wonder e Black Eyed Peas. Além disso, Mendes é reconhecido por shows marcantes. 

O artista se apresentou no Oscar de 1968, abriu o show para Frank Sinatra no Royal Festival Hall e, inclusive, subiu ao palco do Carnegie Hall, famosa casa de shows em Nova York. Além disso, Mendes venceu três Grammys e foi indicado a outros seis.

+++LEIA MAIS: Hit de Michael Jackson era originalmente para Frank Sinatra; conheça

Mendes é reconhecido como um artista que compartilhou parte das riquezas musicais brasileiras com o resto do mundo, mostrando a possibilidade de ter um pouco da sonoridade do Brasil nos mais diversos gêneros. Contudo, o músico também é famoso por ser eclético.

Mais do que canções brasileiras na essência, o artista fez sucesso com versões de outras músicas. Além de “Never Gonna Let You Go”, um caso famoso é o de "The Fool on the Hill", dos Beatles. A gravação do brasileiro fez sucesso, e foi elogiada pelo próprio Paul McCartney, que escreveu uma carta para dizer que a considera sua versão favorita da música.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Sérgio Mendes tem mais de 30 discos lançados ao longo da carreira, e ainda não pensa em parar. Inclusive, o último álbum dele foi lançado em 2019. Intitulado The Key Of Joy, o trabalho tem diversas parcerias, como João Donato, Hermeto Pascoal, Guinga


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE MÚSICA: Akon, Ne-Yo e mais: 25 músicas nostálgicas dos anos 2000

Os anos 2000 nos proporcionaram algumas das músicas mais nostálgicas que já conhecemos. O black, unido ao pop e ao R&B fizeram de algumas canções verdadeiros hits - e só de ouvir, dá vontade de voltar no tempo e se jogar nos passinhos.

+++LEIA MAIS: Os 11 melhores discos de pop-punk dos anos 2000, segundo radialistas

Quem lembra das icônicas músicas de Ne-Yo, Akon, Mariah Carey e Nelly Furtado, sabe bem qual é esse sentimento. Não eram apenas hits, mas músicas que podiam fazer qualquer um vivenciar fortes emoções: do romance de “Sexy Love” à tristeza de “Sorry, Blame It On Me”.

Os beats icônicos, letras e refrões impecáveis fizeram destas músicas verdadeiros marcos dos anos 2000. Elas foram trilha sonora da adolescência e juventude de muitas pessoas - e é impossível ouvir de novo e não fechar os olhos, fingir que está em um clipe e dar uns passos de dança.

+++LEIA MAIS: Akon criará 'Wakanda da vida real' no Senegal com 800 hectares e energia solar: entenda os planos para a 'Akon City'

A Rolling Stone Brasil separou 25 músicas nostálgicas dos anos 2000:

“Miss Independent” - Ne-Yo


“Beautiful Liar” - Beyoncé, Shakira


“So Sick” - Ne-Yo


“My Boo” - Usher, Alicia Keys


“Love in This Club” - Usher, Zeezy


“Me & You” - Cassie


“Fire Burning” - Sean Kingston


“Beutiful Girls” - Sean Kingston


“Buttons” – The Pussycat Dolls, Snoop Dogg


“What Goes Around...Comes Around…” - Justin Timberlake


“Dilemma” - Nelly, Kelly Rowland


“Sorry, Blame It On Me” - Akon


“My Love” - Justin Timbarlake


“Promiscuous” - Nelly Furtado, Timbaland


“Pump It” - Black Eyed Peas


“Heartless” - Kanye West


“Replay” - Iyaz


“Sexy Love” - Ne-Yo


“Obsessed” - Mariah Carey 


“Say It Right” – Nelly Furtado


“Always on Time” - Ja Rule


“Don’t Stop The Music” - Rihanna


“Umbrella” - Rihanna, Jay-Z


“Low” – Florida, T-Pain


“Don’t Lie” - Black Eyed Peas

música notícia brasil aniversário cantor compositor Bossa Nova revolucionário mas que nada Sérgio Mendes

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'