- Brtiney Spears em 2015 (Foto: David Becker/Getty Images)

A Batalha por Britney Spears aposta no drama e não entrega tese concreta [REVIEW]

Novo documentário sobre Britney Spears, dirigido por Mobeen Azhar, chega ao Brasil com exclusividade no SKY Play e na Directv GO

Isabela Guiduci Publicado em 18/06/2021, às 10h00

Da tutela ao movimento #FreeBritney, A Batalha por Britney Spears é um novo documentário sobre a história da cantora. A produção busca explorar as diversas facetas da vida da amada e inesquecível estrela pop. No entanto, em meio ao anseio de abordar tantas questões e investigações, não consegue apresentar uma tese bem-construída.

O novo documentário da BBC acompanha a artista desde a infância à tutela cedida ao pai,  Jamie Spears, em 2008. Ao revisitar toda a vida e carreira de Britney Spears, A Batalha por Britney Spears faz uma aposta bem-intencionada de investigar a verdadeira história, mas falha na conclusão sobre a genuína realidade vivida pela estrela pop. 

+++LEIA MAIS: Britney Spears e movimento #FreeBritney ganharão documentário pela BBC

Embora tente, não consegue discorrer sobre questões mais profundas e dar todo foco à história pessoal da artista. A produção pouco se aproxima da visão real de Britney Spears ao longo dos anos até 2008 - e a proposta de investigação acaba soando rasa e não traz importantes desdobramentos. 

O responsável por guiar o documentário é Mobeen Azhar, ganhador do BAFTA por produzir Muslims Like Us. Atencioso, o diretor faz um trabalho de narrador-observador e participa do desenvolvimento em alguns momentos para explicar conclusões das investigações obtidas para a construção da tese. 

+++LEIA MAIS: Britney Spears abre petição para saída do pai da tutela pessoal; entenda

Para este processo de apuração, o cineasta conversa com fãs, paparazzis, pessoas próximas a artista, e outros. Mobeen Azhar transforma as entrevistas em diálogos densos e reproduz esses momentos sensíveis para o público - o que torna a narrativa com um tom excessivamente dramático em diversos momentos, beirando à ficção.

Dentre as exclusividades do documentário está a participação do diretor na audiência da tutela. Apesar de não conseguir permissão para captar as imagens, o cineasta foi o único - até o momento - a assistir ao processo judicial, e compartilha com os espectadores parte da experiência. 

+++LEIA MAIS: Britney Spears tranquiliza fãs em vídeo: 'Estou extremamente feliz'

Nesta produção, Azhar não tem medo de expor a mídia sufocante em relação à Britney Spears, especialmente no início dos anos 2000. Em uma entrevista - extremamente perturbadora - com Rick Mendoza, o diretor retrata um forte diálogo o qual mostra como o paparazzo não tem arrependimento em lucrar com as celebridades, mesmo que isso afete a saúde mental de muitas pessoas. 

Há uma questão decepcionante acerca de convidados, porém. Um dos entrevistados foi Billy B, que já trabalhou com várias celebridades, incluindo Britney Spears. Na produção, o profissional diz ter contato com a cantora regularmente. Segundo a própria artista, não é bem assim, porém.

+++LEIA MAIS: Após Framing Britney Spears, web critica David Letterman por entrevista 'horrível' com Lindsay Lohan; entenda

Spears fez um comentário público sobre Billy B e afirma não manter nenhum contato com o maquiador. A Batalha por Britney Spears, no qual busca ser fiel à história da cantora, erra por não apresentar o posicionamento dela em relação ao profissional. Apesar do equívoco, Azhar faz um trabalho interessante em tentar investigar todos os espectros dessa história. Inclusive, ao final do documentário, é apresentado ao público que Jamie Spears se recusou a falar. 

Visualmente, a estética da produção é bem semelhante ao proposto pela série documental da Netflix, Explicando. Ao somar colagens de fotos antigas às animações para contar a história do passado, o documentário aposta no dinamismo imagético. As animações e fotos antigas não são o único foco, e entre as imagens captadas, por exemplo, estão os conteúdos exclusivos de entrevistas e o museu de Britney Spears na pequena Kentwood, Louisiana.

+++LEIA MAIS: Britney Spears 'chorou por duas semanas' após assistir documentário sobre tutela

Ao abordar sobre o #FreeBritney, Azhar reflete sobre a relação da cantora com os fãs e como tantas pessoas ao redor dela também resultava em situações constrangedoras e sufocantes. Ao mesmo tempo, porém, ressalta a importância do fandom para dar força à artista, especialmente nesse polêmico debate da tutela. 

Mesmo com boas reflexões e com um ótimo apresentador, A Batalha Por Britney Spears é mais um documentário que se propõe a investigar profundamente toda a história, mas não apresenta nenhuma tese nova ao público. Para aqueles que buscam se familiarizar melhor com a história de Britney Spears, o movimento #FreeBritney e a questão da tutela, a produção pode ser uma boa introdução ao tema. 

+++LEIA MAIS:  Free Britney do início ao fim: entenda o caso que envolve a liberdade da cantora

No Brasil, A Batalha por Britney Spears (The Battle For Britney: Fans, Cash and a Conservatorship, no título original) chegou com exclusividade às plataformas SKY Play e DIRECTV GO nesta quinta, 17. O lançamento acontece uma semana antes da audiência de tutela da cantora, marcada para o dia 23 de junho, em que Spears deve se posicionar pela primeira vez. 

A Batalha por Britney Spears é bem semelhante ao documentário Framing Britney Spears, que estreou no FX e Hulu em fevereiro de 2021, como sexto episódio da primeira temporada do The New York Times Presents. Ambos buscam ser fiéis à realidade de Britney Spears acerca da tutela, fama e dinheiro, no entanto, vale ressaltar que são diferentes produções.

+++ LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre Framing Britney Spears, novo documentário sobre tutela da cantora pop


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

notícia cinema Review Documentário produção britney spears cineasta BBC bafta free britney A Batalha por Britney Spears Mobeen Azhar

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae