- Darth Vader e Kylo Ren (Foto 1: Reprodução | Foto 2: Reprodução)

Como a jornada de Kylo Ren se conecta com Anakin Skywalker em Star Wars?

A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas brasileiros

Redação Publicado em 07/01/2020, às 17h28

[O texto contém spoilers da saga Star Wars]

A Ascensão Skywalker encerra a última trilogia de Star Wars. Kylo Ren, apresentado ao público em O Despertar da Força (2015), involuntariamente ou não, ecoa o Anakin Skywalker das trilogias anteriores. No final, AnakinDarth Vader - e o neto estão ligados a um tema recorrente no universo da franquia: o amor.

Para Anakin, o amor é ao mesmo tempo um canal de poder e sofrimento que colhe sobre si e com os outros. Quando “o Escolhido” se encontra pela primeira vez com o Conselho Jedi em A Ameaça Fantasma (1999), os Jedi imediatamente testam e criticam o medo que reside dentro dele.

+++ LEIA MAIS: Star Wars: os dez momentos mais marcantes da franquia.

O medo está diretamente relacionado à mãe, Shmi, que foi deixada para trás em Tatooine para uma vida de escravidão. Apesar da idade, e sendo muito mais velho que os outros aprendizes, o Conselho Jedi acredita na capacidade de curvar Anakin à Força, e especificamente no modo de pensar.

Parte do código decreta que “o anexo é proibido”, o que significa que os Jedi não têm permissão para formar relacionamentos românticos e devem rejeitar qualquer relação que tenham.

Mas, Anakin não pode reprimir o amor pelos outros. Em Ataque dos Clones, ele desenvolveu sentimentos por Padme Amidala, enquanto era dominado pela culpa e a preocupação de deixar a mãe para trás. O amor finalmente fortalece Anakin durante todo o Episódio II de Star Wars, e o afasta ainda mais do código Jedi quando conhece o futuro mestre, Palpatine.

+++LEIA MAIS: Criadores de Game of Thrones desistem de acordo por trilogia de Star Wars; entenda

O futuro Imperador usa o amor de Anakin por Padme e, o medo da morte para manipulá-lo a cometer mais atrocidades. Esse passo diz muito sobre a Ordem Jedi e o código estrito e insensível que eles ditam para Anakin sentir que não tem outra escolha senão voltar-se contra tudo o que já viu. Para ele, ser um Jedi não é nada sem Padme.

Kylo Ren também sofre por amor, visto em seu confronto com Han Solo durante O Despertar da Força. Ele acaba matando o pai e é o amor que instiga a necessidade dele em se livrar de Han.

As ações de Kylo durante essa cena mostram exatamente o oposto de Anakin, que não acredita que o amor enfraquece ele ou o poder dele. O que faz com que isso pareça profundamente irônico da perspectiva de Kylo, porque o código Sith é uma inversão aos do Jedi.

++LEIA MAIS: O melhor e o pior de Star Wars: O Retorno de Jedi [LISTA]

Em vez de "não há paixão, apenas serenidade", o código para Sith afirma que "a paz é uma mentira, apenas a paixão. Através da paixão, ganho força". Ao contrário de Anakin, Kylo é incentivado a sentir paixão e amor, mas ainda assim escolhe reprimi-lo.

Com os Jedi e os Sith querendo duas coisas diferentes deles - repressão e paixão - Anakin e Kylo são dois lados da mesma moeda, com os últimos seguindo acidentalmente o "código" dos Jedi mais do que os Sith. Mas, no final, Kylo é capaz de alcançar a única coisa que Anakin não poderia fazer.

Em A Vingança dos Siths, Palpatine seduz Anakin para se voltar contra os ensinamentos Jedi com a lenda de Darth Plagueis, um Lorde Sith, que usou o poder para impedir que as pessoas morressem.

+++LEIA MAIS: Presidente da Lucasfilm revela por que demitiu Colin Trevorrow de Star Wars

É aqui que o amor de Anakin por Padme supera o bom senso e ele acaba se transformando. Como George Lucas adora uma ironia dramática, a fúria contra os Jedi e a própria Padme, é o que a mata. Apesar de se esforçar ao máximo, Anakin falha e é transformado em Darth Vader.

Em A Ascensão Skywalker, Kylo alcança os objetivos do avô, salvando Rey através da cura pela Força. Ao fazer isso, ele não é mais o Sith que foi preparado para ser, mas sim, Ben Solo - um guerreiro Jedi. A ação provoca uma maneira antiga da Ordem Jedi e finalmente arranca um novo começo para que os usuários da força, não Jedi, nem Sith, se tornem quem eles querem ser.

É o rompimento da Ordem Jedi e o último momento de Kylo Ren, desaparecendo como todos os Jedi fazem após a morte, o que torna a escolha de acreditar no amor um tema tão poderoso em toda a Saga Skywalker.

+++ LEIA MAIS: Por que Palpatine retornará no novo Star Wars? J. J. Abrams explica

Aquela escolha que nunca fez parte da antiga Ordem Jedi. É na escolha do amor que Kylo Ren quer seguir os passos de Anakin e ajudar Rey a abrir caminho para um futuro em que os usuários da força não são Jedi ou Sith, mas eles mesmos. E isso é algo que nenhuma norma pode regular novamente.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'

notícia cinema Star Wars Darth Vader Han Solo Jedi Anakin Skywalker A Ascensão Skywalker ben solo kylo ren sith palpatine padme

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais