- Ed Sheeran (Foto: Ben Birchall/AP)

Ed Sheeran é acusado de plagiar 'Shape Of You' e "roubar" material de outros artistas

O processo alega que o britânico se apropria de trabalhos de diversos músicos

Redação Publicado em 26/08/2019, às 17h21

Um novo processo foi aberto contra o cantor britânico Ed Sheeran. O compositor Sam Chokri acusou o músico de “apossar-se consciente ou inconscientemente” do trabalho de outros artistas, segundo relatado pelo jornal britânico Daily Mail.

Na ação, Chokri alega que uma das músicas do britânico é fruto de "material roubado" de suas composições e ainda, afirma que o cantor também plagiou faixas de outros artistas como TLC, Shaggy e Jasmine Rae.

O compositor incrimina o músico de ter copiado o refrão de "Oh Why", escrita em 2015, para usar em "Shape of You", lançada em 2017. No entanto, Sheeran negou qualquer irregularidade e diz que a canção é totalmente autoral.

+++LEIA MAIS: Ed Sheeran supera U2 e tem turnê mais lucrativa da história

Até o caso ser sentenciado, o juiz responsável pelo processo bloqueou o repasse dos direitos autorais. Em resposta, Sheeran entrou com uma ação para a liberação dos lucros. Além disso, o cantor britânico abriu um processo contra Chokri por ter a reputação prejudicada com a acusação de plágio.

Anteriormente, em 2016, os herdeiros de Ed Townsend processaram Sheeran, alegando que a música "Thinking Out Loud", de 2014, pegou a maior parte da harmonia e ritmo de "Let’s Get It On", canção de Marvin Gaye lançada em 1973 e co-escrita por Townsend

O caso deve ser julgado apenas em 2020, porque um juiz de Manhattan cancelou o julgamento marcado para setembro, dizendo que quer esperar a resolução do processo de plágio em "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin

+++LEIA MAIS: Daniel Craig escolhe Ed Sheeran para a música-tema do novo filme do James Bond

Os dois casos não são os únicos na carreira do cantor, Ed Sheeran esteve envolvido em outro processo em 2017 e declarado culpado. O artista pagou uma multa de US$ 20 milhões pela faixa "Photograph".

Em meio aos processos, o rapper Wiley qualificou o britânico como um "abutre da cultura". O músico rotulou Sheeran como um caçador de influências e ainda, acusou-o de fazer amizades na indústria fonográfica em busca da popularidade. 

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos

música notícia ed sheeran shape of you thinking out loud marvin gaye Shaggy Let's Get It On Jasmine Rae Sam Chokri TLC

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'