- João Gordo em "Chorão: Marginal Alado" (Foto: reprodução/vídeo)

João Gordo relembra treta e 'porrada no escuro' com Chorão: 'Escondi uma faca'

Vocalista do Ratos de Porão e do Charlie Brown Jr. tiveram desavenças que quase terminaram mal durante uma premiação do VMB

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 10/04/2021, às 11h00

O documentário Chorão: Marginal Alado, que estreou na quinta, 8, nos cinemas e nas plataformas digitais, mostra o lado doce e amoroso do Chorão ao mesmo tempo em que expõe a personalidade explosiva e encrenqueira do vocalista do Charlie Brown Jr. Se o cantor gostava de alguém, fazia de tudo para agradar, mas se não gostava, era "treta" na certa. 

E, uma das pessoas com quem Chorão teve desavenças durante anos foi o João Gordo, do Ratos de Porão. Em depoimento no filme dirigido por Felipe Novaes, o frontman da banda punk paulistana detalhou a relação conflituosa que teve com o autor de "Proibida Pra Mim", "Rubão" e "O Corô Vai Comê", e que quase terminou mal. 

+++LEIA MAIS: Chorão: Marginal Alado expõe dualidade intensa do frontman do Charlie Brown Jr. [REVIEW]

"Quando eu trabalhava na MTV, eu tinha um programa chamado Gordo Pop Show em que eu assistia a clipes, jogava frutas e falava 'tira essa merda' se eu não gostasse", relembrou João Gordo, e continuou: "Na época eu nunca tinha ouvido falar de Charlie Brown jr., e o Chorão viu eu fazendo isso com um clipe da banda dele. E ficou puto comigo."

Tempos depois, quando o vocalista do Charlie Brown Jr. encontrou com o do Ratos de Porão durante uma premiação doVMB [Vídeo Music Brasil], foi logo tirar satisfação. "Eu falei para ele [Chorão]: 'Cara, nem te conheço e aquilo é brincadeira', mas ele começou a bater boca comigo e a discussão terminou em xingamentos e sopas quentes voando", recorda João Gordo. "Ficamos um ano falando mal um do outro e descendo a lenha um no outro."

No entanto, a treta entre os músicos não parou por aí e teve mais um capítulo que por pouco não terminou em tragédia. "No VMB [de 2001], eu estava entrando no palco para entregar um prêmio ao lado da Dercy Gonçalves e o Charlie Brown Jr. tinha acabado de receber um prêmio. De repente, na coxia, no escuro, o Chorão veio e me deu um "safanão", uma porrada no escuro", relata o cantor. 

+++LEIA MAIS: O que viúvas de Chorão e Champignon, Grazi Gonçalves e Claudia Bossle, acharam de Chorão: Marginal Alado?

Furioso, João Gordo foi até a cozinha do Credicard Hall e pediu uma faca emprestada com a desculpa de que "precisava cortar um barbante no camarim", e conseguiu uma peixeira enorme. "Eu escondi a peixeira e pensei: 'Se esse filho da p*ta vier para cima de mim eu vou matar ele'". Por sorte, os seguranças do evento o viram com a faca e a tiraram dele. 

João Gordo prosseguiu: "Depois da premiação, eu estava sentado na festa do VMB com a minha esposa e o Chorão veio até mim. Quando ele bateu no meu ombro pelas minhas costas eu pensei "f*deu", e já levantei falando: 'E ai, como vai ser?" 

Para a surpresa do frontman do Ratos de Porão, Chorão o procurou para se redimir e selar as pazes. "Ele me disse meio que choramingando: 'Pô, vamos parar com isso. Você é foda, mas fica falando mal da minha banda. Eu joguei todos os seus discos fora'", recorda.

Foi então que Chorão e João Gordo deram as mãos, cessaram de vez as brigas e ficaram amigos. Em 2007, o vocalista do Ratos de Porão participou da música "Vida de Magnata" do álbum Ritmo, Ritual e Responsa, do Charlie Brown Jr. 

+++LEIA MAIS:  O dia em que Chorão e Madonna se conheceram no Rio de Janeiro [FLASHBACK]

Chorão: Marginal Alado recebeu o prêmio da Mostra Internacional de Cinema de SP em 2019. O filme pode ser assistido nos cinemas e nas plataformas NOWGoogle PlayApple TV e Vivo Play.


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'

música notícia ratos de porão Chorão joão gordo charlie brown jr. Marginal Alado

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'