- Brooklyn Nine-Nine (Foto: Divulgação / Fox)

Para superar Friends: 5 motivos para acreditar que Brooklyn Nine-Nine é uma série melhor [LISTA]

25 anos depois da estreia da sitcom clássica, já está na hora de dar espaço para uma novidade

Yolanda Reis Publicado em 13/10/2019, às 12h00

*** ATENÇÃO COM SPOILERS ***

Brooklyn Nine-Nine é, possivelmente, uma das séries de comédia mais subestimada atualmente. Criada pela Fox e mais tarde transferida para a NBC, o sitcom mostra o dia a dia de uma delegacia de polícia de Nova York - tipo Law and Order, mas de comédia - e os detetives que trabalham lá.

A série estreou a sétima temporada em 2019. As cinco primeiras estão disponíveis na Netflix. Mas nesse meio tempo, ela quase, quase, deixou de existir. A Fox, sua casa original, cancelou o programa - mas a NBC quis continuar. E ainda bem! Deu novo ar a uma produção que, beirando cancelamento, foi, sim, subestimada.

+++ LEIA MAIS: Por que Friends nunca vai ganhar um filme? Jennifer Aniston responde

A comédia estrelada por, entre outros, Terry Crews (Sargento Terry) e Andy Samberg (Jake Peralta) tem um humor leve e piadas bem inteligentes (de vez em quando), além de personagens simplesmente incríveis. Tem tudo para se tornar a preferida de muita, muita gente. 

Mesmo assim, Friends segue como líder no streaming - mesmo já tendo 25 anos de idade. A história dos amigos em NY foi, dois anos seguidos, a série mais vista da Netflix do Reino Unido - e corresponde a 2% de tudo o que as pessoas veem no serviço. B99 apareceu na lista, também, em quarto lugar. Mas já passou da hora de estar em primeiro. E aqui estão os motivos:

+++ LEIA MAIS: Friends: 3 reviravoltas da história que quase foram ao ar, mas acabaram canceladas

Personagens

É muito, muito difícil escolher um personagem favorito de Brooklyn Nine-Nine. Muito, mesmo! Todos os nomes principais ou recorrentes têm um carisma próprio. Jake Peralta, o humor. Amy Santiago (Melissa Fumero), o perfeccionismo e a inteligência. A seriedade do Capitão Holt (Andre Braugher). As bizarrices de Charles Boyle (Joe Lo Truglio). O amor (e os músculos) enorme de Terry. A peculiaridade e petulância de Gina (Chelsea Peretti). A dureza de Rosa (Stephanie Beatriz); e, é claro, as nojentices e doenças de Hitchcock e Scully (Dirk Blocker e Joel McKinnon Miller).

+++ LEIA MAIS: Friends: 25 motivos que provam como Ross é um boy lixo

Além disso, os recorrentes: Pimento (Jason Mantzoukas), o louco violento. Bandido do Pontiac (Craig Robinson), arquiinimigo de Jake e muitíssimo gente boa. E até o nariz em pé de Kevin (Marc Evan Jackson), marido de Holt, conquistam. 

Enquanto isso, em Friends, é mais difícil morrer de amores o tempo inteiro (principalmente pelo Ross [David Schwimmer], mas isso é assunto de uma outra matéria nossa). Mesmo que todos tenham traços nos quais todos se reconhecem, têm também um aspecto com o potencial de nos irritar. O Ross, por exemplo, sempre forçando tudo para ser da sua maneira. Phoebe (Lisa Kudrow), sempre sem noção. Monica (Courteney Cox), extremamente controladora. Rachel (Jennifer Aniston), bastante egoísta e mimada. Chandler (Matthew Perry), bem medroso. Joey (Matt LeBlanc) e a burrice extrema (mas essa é culpa dos roteiristas, que o deixaram cada vez mais idiota durante a série, ao ponto do impossível).


Episódios temáticos

Não existe algo recorrente e nem rotineiro em Friends. Cada episódio é um; a única data comemorada em todas as temporadas é Ação de Graças - mesmo assim, de maneiras diferentes. São episódios divertidos, mas não se comparam à hilaridade dos episódios de Halloween de Brooklyn Nine-Nine - muitas vezes, o capítulo mais esperado da temporada. 

+++ LEIA MAIS: Gunther, de Friends, revela por que o sofá do Central Perk nunca estava ocupado; entenda

Desde o primeiro ano, a série de policiais faz, durante o Halloween, uma competição entre os detetives da DP 99. No primeiro, foi apenas entre Jake e Holt, e valia o título de “Melhor Detetive/Gênio” - a aposta era que Jake conseguiria roubar uma medalha do escritório do capitão. No ano seguinte, o relógio do pulso dele. E depois, toda a equipe começou a participar. As artimanhas e as brincadeiras são impressionantes - e todo mundo quer saber como vai terminar. 

Além disso, em todas as temporadas, há o encontro de Jake com seu arquiinimigo, Doug Judy, o Pontiac Bandit - o maior ladrão de carros Pontiac que Nova York já viu. Mas a questão é que os dois são muito parecidos - e amissíssimos! E Judy sempre encontra uma maneira de escapar da prisão, o que frustra horrores o policial. Em todas as temporadas!


Final de Temporadas

Ambas as séries têm final de temporada envoltos em suspense. Mas, enquanto Brooklyn Nine-Nine varia de tema, Friends fica sempre na mesma: o ioiô de Ross/Rachel ou, mais para o final, o romance perfeitinho de Chandler e Monica. Legal e fofo - mas eventualmente maçante. 

+++ LEIA MAIS: Como estariam os personagens de Friends hoje? Criadora da série responde

Isso não acontece com os policiais. Cada temporada de B99 termina com um cliffhanger eletrizante. E tem de tudo: crime, trapaça, demissões, amores. Cada final de temporada, algo diferente. E o melhor? A série ainda está em produção, o que significa que você precisa, de fato, esperar para saber o que acontece (e não só apertar o botão de “próximo episódio”).


Terry Crews

Conhecido no Brasil como “o pai do Chris” (Todo Mundo Odeia o Chris). Ótimo ator, personalidade incrível - e seu personagem, Terry, ainda é uma das melhores pessoas que existem. Não é preciso falar nada além de: Friends não tem Terry Crews.


Diversidade

Além do enredo incrível e piadas hilárias, Brooklyn Nine-Nine tem um aspecto que Friends não passa perto: a representatividade. Nos nove protagonistas, há de tudo um pouco, e não só o padrão. 

+++ LEIA MAIS: Vídeo revela homofobia escondida em piadas de Friends

Há dois personagens negros (Holt e Terry), duas latino-americanas (Amy e Rosa), um gay (Holt), uma bissexual (Rosa) e o protagonista, assim como Ross e Monica, é judeu (Jake). Eles falam abertamente de sexualidades distintas - ao contrário de Friends, que pesava bastante nas piadas homofóbicas - e de empoderamento da mulher. Ou seja: incrível. 

música notícias LISTA Friends melhor sitcom broolyn 99

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'