- Bolsonaro de máscara olha para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Bolsonaro confirma discurso em protesto de 7 de Setembro: ‘Não é palavra de ameaça’

Em conversa com apoiadores nesta sexta, 20, Bolsonaro afirmou que irá participar de protesto convocado para 7 de setembro

Redação Publicado em 20/08/2021, às 11h27

Jair Bolsonaro (sem partido) irá discursar em protesto do dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, convocado em Brasília e São Paulo. Em conversa com apoiadores nesta sexta, 20, o presidente confirmou a participação, e disse que discurso não será “palavra de ameaça a ninguém”.

Conforme noticiado pelo O Globo, os protestos convocados por apoiadores do presidente são uma tentativa de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso. Inclusive, o próprio Bolsonaro compartilhou mensagem no Whastapp na última semana em que nomeava o ato “contragolpe” às ações das entidades.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar o STF: 'Isso é ditadura'

Durante conversa com apoiadores na entrada do Palácio do Planalto, falou sobre os atos: “Dia 7, esse é o horário, vamos hasteá-la [bandeira] aqui, com cerimônia militar, às 8h. Às 10h, estamos aqui na Esplanada. Pretendo usar a palavra. Não é uma palavra de ameaça a ninguém.”

O presidente também afirmou que as manifestações não acontecerão apenas em Brasília (via O Globo): “Estaremos em São Paulo fazendo a mesma coisa. Pode ter certeza, vamos ter uma fotografia para o mundo do que vocês querem. Eu só posso fazer uma coisa se vocês assim o desejarem.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro espera ‘norte do povo’ para agir: ‘Sou leal aos brasileiros’

Ataques de Bolsonaro ao STF

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro tem feito ameaças ao STF, principalmente aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, devido à abertura de inquéritos contra ele.

Em visita ao Cuiabá na quinta, 19, Bolsonaro comparou as ações do STF a uma “ditadura”: "Não se pode abrir um processo contra o presidente da República sem ouvir o Ministério Público, isso é ditadura. Quem age dessa maneira não é digno de estar dentro daquela corte. Me submeto sem problemas a qualquer processo legal, já estipularam até pena para mim por ser contra atualmente à maneira de se fazer eleições."

+++LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro ameaça: ‘Uma hora as ordens do STF não serão cumpridas’

Devido às críticas ao modo de operação do STF, o presidente entrou com uma ação em que questiona a constitucionalidade das decisões da entidade, como o Inquérito das Fake News.

- O Presidente da República e o AGU @brunobiancoleal entraram com ação, ADPF 877, no STF questionando a constitucionalidade nas decisões do Inquérito das fake news, dentre outros.

- Atos processuais adotados contrariando as liberdades individuais e os princípios constitucionais. pic.twitter.com/CLYJVYE4CY

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 20, 2021

+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia política bolsonaro 7 de Setembro protesto discurso manifestação ato

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA