- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

CLT 'rígida' é motivo de falta de emprego, indica Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro culpou a rigidez da CLT pelo baixo índice de emprego no Brasil

Redação Publicado em 26/08/2021, às 20h06

Presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) declarou nesta quinta, 26 de agosto, que o baixo índice de emprego se deve à rigidez da CLT, mesmo após melhora do mercado formal de trabalho. (via Folha de S. Paulo)

No Palácio do Planalto, o presidente disse: "Alguém é patrão aqui? Então você sabe o que é dificuldade, né. Como pode gerar emprego com uma CLT tão rígida dessa forma? E quando se fala em CLT, o pessoal se volta contra, 'aí, quer acabar com direito.'"

+++ LEIA MAIS: Modo como Bolsonaro trata Mourão gera mal-estar com Forças Armadas; entenda

A fala de Bolsonaro foi em resposta a um dos apoiadores que queria apresentar um plano de geração de empregos. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência, no último mês, foram registradas 316.580 vagas de emprego com carteira assinada. Segundo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), isso deve-se a 1,6 milhão de contratações e 1,3 milhão de desligamentos em julho. 

Também nesta quinta, Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho, pronunciou-se contra as medidas de isolamento social para combater o avanço da pandemia, alegando como isso afeta o desempenho da economia:

+++ LEIA MAIS: 'Acabam me culpando por tudo', diz Bolsonaro sobre alta do preço da gasolina e gás

"Imagina que número estaríamos falando agora [resultado da abertura de vagas formais] se o Brasil não tivesse praticado o fecha tudo, que governadores e prefeitos promoveram ao longo do ano passado e parte deste ano. [...] O lockdown não funcionou em nenhum lugar do mundo. Não há comprovação científica de que tenha funcionado."

Apesar da fala de Lorenzoni - a qual está alinhada com o discurso do presidente de culpar governos estaduais e municipais pelo impacto da pandemia na economia - existem estudos comprovando a eficácia da quarentena na diminuição da propagação de covid-19. O Ministro também não comentou qual seria o número de mortes pela doença caso as medidas não tivessem sido adotadas.

+++ LEIA MAIS: Causas defendidas por Bolsonaro têm apoio em peso de deputados evangélicos, diz plataforma


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

política bolsonaro covid-19 coronavírus baixo jair bolsonaro Emprego clt falta de emprego onyx lorenzoni palácio do planalto ministério do trabalho e previdência

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA