Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Causas defendidas por Bolsonaro têm apoio em peso de deputados evangélicos, diz plataforma

Estudo afirma que deputados evangélicos votam em peso em causas como voto impresso e demarcação de terras indígenas, defendidas por Bolsonaro

Redação Publicado em 24/08/2021, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Deputados evangélicos votam em peso nas pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como o voto impresso e para dificultar a demarcação de terras indígenas. O mapeamento foi feito pela plataforma Religião e Poder, parceria do Iser (Instituto de Estudos da Religião) com a empresa de mídia Gênero e Número.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, caso dependesse dos deputados evangélicos, diversas pautas de Bolsonaro teriam sido aprovadas no Congresso — e parte do motivo está relacionado a relação que o presidente estabeleceu com os religiosos.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de um processo a cada 6 dias, diz site

Em 2019, quando anunciou a intenção de indicar um ministro evangélico para o STF (Supremo Tribunal Federal), fortificou os laços com os parlamentares. A promessa foi cumprida dois anos depois, com a nomeação de André Mendonça, que espera a sabatina no Senado.

“Quantos tentam nos deixar de lado dizendo que o Estado é laico? O Estado é laico, mas nós somos cristãos. Ou, para plagiar a minha querida Damares [Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos], nós somos terrivelmente cristãos,” afirmou Bolsonaro anteriormente.

+++LEIA MAIS: 'Só Deus me tira daquela cadeira', diz Bolsonaro após receber alta de hospital

Levantamento de votação dos parlamentares evangélicos

O mapeamento analisou o posicionamento de 449 deputados que participaram da votação da PEC do voto impresso, arquivada após 229 deputados votarem a favor dela, 79 endossos a menos do que ela precisava.

Segundo a Folha de S. Paulo, do total de parlamentares, 319 deputados estão em pelo menos uma das três frentes parlamentares religiosas monitoradas: católica, evangélica e de defesa dos povos tradicionais de matriz africana. 191 são católicos, 80 evangélicos, 12 cristãos (sem especificar de qual linha), 4 espíritas, 1 espiritualista, 1 da União do Vegetal, 1 ateu, 1 agnóstico, 8 não identificados e 20 sem religião.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a pedir voto impresso em 2022 por 'eleições limpas e democráticas'

Dos católicos, 100 se posicionaram contrários, e 90 defenderem o voto impresso - resta Lira, que não vota. Na parcela evangélica, a proporção muda: 8 ficaram contra, enquanto 72 apoiaram.

Magali Cunha, pesquisadora do Iser, explicou à Folha de S. Paulo o papel da religião nos poderes: "Como a religião tem um lugar importante na cultura brasileira, ela nunca esteve fora desta relação com a política. Afinal, o catolicismo chegou por aqui com os colonizadores e até hoje exerce uma influência nos espaços de poder. Porém, foi a ocupação de espaços por evangélicos a partir dos anos 1980, no Legislativo, no Executivo e, mais recentemente, no Judiciário, que levantou a atenção para esta discussão."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site

Segundo a pesquisadora, o aumento da ocupação de espaços: "explode com o processo eleitoral de 2018, com as alianças religiosas em torno de Bolsonaro, que instrumentalizou, de forma inédita, a dimensão religiosa em uma campanha à Presidência".


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!