- Governador de São Paulo João Doria (Foto: Sipa USA via AP)

Governo Doria decide processar Ministério da Saúde por corte de vacinas após acordo fracassado

O estado de São Paulo vê boicote em novos critérios de distribuição de doses adotados pelo Ministério da Saúde

Redação Publicado em 13/08/2021, às 09h54 - Atualizado às 09h56

O governo de João Doria (PSDB) entrará na Justiça nesta terça, 13, para processar o Ministério da Saúde. Conforme noticiado pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, com a ação, o estado de São Paulo quer exigir que a pasta entregue a mesma proporção de vacinas contra covid-19 adotada durante campanha de vacinação.

Na semana passada, o governador de São Paulo acusou o ministério entregar ao estado metade das vacinas combinadas, e afirmou que entraria na Justiça caso a situação não fosse resolvida. Após o envio de um ofício cobrando as doses, a pasta respondeu não se tratar de boicote, mas de um novo critério adotado para distribuição.

O Ministério da Saúde não pode boicotar SP. Nosso estado não virou as costas para o Brasil. Já entregamos 65 milhões de doses da vacina do Butantan para salvar milhões de brasileiros. pic.twitter.com/oMnTRBg0g9

— João Doria (@jdoriajr) August 4, 2021

+++LEIA MAIS: Bolsonaro deve 'analisar' documento que classifica vacinas contra Covid-19 como 'produtos experimentais'

Uma audiência de conciliação foi realizada na quinta, 12, entre profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de SP, Ministério da Saúde, Judiciário, Ministério Público Federal e Advocacia Geral da União. No entanto, não houve acordo em relação ao novo critério adotado pelo governo federal para a distribuição de doses — e a solução escolhida foi processar a pasta.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado "preza pela proteção da sua população. E proteger, hoje, é vacinar, especialmente agora que temos a variante delta circulando entre a nossa população."

+++LEIA MAIS: Queiroga quer 'tirar de uma vez por todas essas máscaras' até fim de 2021

Segundo a Folha, o novo critério adotado pelo governo federal consiste em trocar a porcentagem dos estados: os que receberam menos doses durante o ano passarão a ser recompensados, diminuindo a quantidade enviada aos outros. 

Vacinas do Ministério da Saúde paradas

Além de haver o desentendimento acerca da proporção de doses enviadas a cada estado, milhões de vacinas contra covid-19 estão paradas em um centro de distribuição do ministério da Saúde em Guarulhos, São Paulo.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ironiza reinfecção de Doria por Covid-19: 'Máscara, talquinho no bumbum e reinfectado'

As doses da Pfizer e Coronavac totalizam 9,5 milhões de vacinas. Segundo informações da GloboNews, o Ministério da Saúde afirmou na quinta, 12, que 3,6 milhões seriam enviadas aos estados ainda na quinta — outras 5,9 milhões, contudo, estariam aguardando liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade e da Anvisa.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS

notícia são paulo acordo Ministério Saúde ação justiça covid Vacina governo governador doria distribuição joão pasta

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA