- Jair Bolsonaro e ministros comem pizza na rua de Nova York (Foto: Reprodução/Instagram)

Jair Bolsonaro na ONU: Viagem do presidente aos EUA é classificada como ‘vexame’ nas redes

O presidente Jair Bolsonaro chegou aos EUA no domingo, 19, e desde então é alvo de polêmicas

Redação Publicado em 21/09/2021, às 15h28

Desde quando Jair Bolsonaro (sem partido) chegou aos Estados Unidos no domingo, 19, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais é a participação do presidente na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. O chefe de Estado brasileiro discursou na abertura do evento nesta terça, 21, em fala que contou com diversas informações falsas.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, alguns dos termos em alta nas redes sociais desde que a viagem de Bolsonaro começou foram “Vexame”, “Que vergonha”, “#BolsonaroVergonhadoBrasil” e “BolsonaroMente”.

+++LEIA MAIS: Discurso de Bolsonaro na ONU: Presidente diz que auxílio emergencial foi de US$ 800

A polêmica começou com o fato de Bolsonaro declarar abertamente não ter sido vacinado contra a covid-19, tornando-se o único líder do G20 (grupo das maiores economias do mundo) que disse publicamente não estar imunizado. Por não ter comprovante de vacinação, o chefe de Estado não pode frequentar ambientes fechados de restaurantes em Nova York, por exemplo — o que rendeu diversos memes e críticas nas redes sociais.

Ao chegar em Nova York no domingo, 19, Jair Bolsonaro comeu pizza na rua para driblar a exigência de comprovante de vacinação - e a foto viralizou. Uma unidade da churrascaria Fogo de Chão da cidade fez uma espécie de “puxadinho” para o presidente almoçar fora do ambiente fechado, situação que também rendeu críticas.

+++LEIA MAIS: 5 informações falsas de Bolsonaro no discurso da ONU: redução do desmatamento, auxílio de US$ 800 e mais

O número de perfis que caracterizam a viagem como “vexame” se intensificou após o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, parte da comitiva presidencial, mostrar os dedos do meio a manifestantes contrários a Bolsonaro que esperavam em frente à residência da missão brasileira junto à ONU.

No entanto, o ápice nas redes sociais, segundo a Folha de S. Paulo, foi o discurso de Jair Bolsonaro na manhã desta terça, 21, na Assembleia-Geral da ONU. Repleta de informações falsas e distorcidas, a fala do presidente contou com dados falsos sobre o desmatamento na Amazônia e as manifestações de 7 de setembro.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de denúncias e piadas na ONU, diz colunista

O jornalista André Trigueiro usou o Twitter para falar sobra a participação do presidente na ONU, e não deixou de classificar a atuação de Bolsonaro como um “vexame” diante de outros países: “Nunca antes a instituição ‘Presidência da República’ foi exposta a tamanho vexame no exterior. A imagem do Brasil derrete junto c/Bolsonaro. Ostentar a tosquice diante da vacina eleva o isolacionismo do país e a perplexidade do mundo civilizado.”

Nunca antes a instituição “Presidência da República” foi exposta a tamanho vexame no exterior. A imagem do Brasil derrete junto c/Bolsonaro. Ostentar a tosquice diante da vacina eleva o isolacionismo do país e a perplexidade do mundo civilizado. (Reprodução da 1ª pág. de O Globo) pic.twitter.com/Xx3bKzkmn0

— André Trigueiro (@andretrig) September 21, 2021

Jair Bolsonaro foi, inclusive, alvo de comentários irônicos do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que marcou o presidente brasileiro em uma publicação no Twitter em que mostra os locais de vacinação contra covid-19 na cidade.

+++LEIA MAIS: Integrante da equipe de Bolsonaro em Nova York testa positivo para covid-19

Nos comentários, perfis comentam sobre a “vergonha” que os brasileiros passam devido às atitudes do presidente. Um internauta disse (em tradução para o português): “Por favor... NÃO o [Bolsonaro] mande de volta para o Brasil. Precisamos dele o mais longe possível de nós. Eu nunca perguntei nada a vocês até agora.”

.@jairbolsonaro: https://t.co/cNSZQVMkQr https://t.co/BqScckYujZ

— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) September 20, 2021

Nas redes sociais, perfis também comentaram sobre o discurso do presidente, que defendeu o tratamento precoce contra covid-19, sem eficácia comprovada, durante evento da ONU; confira alguns comentários de internautas sobre a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos:

NÃO CHEGOU NEM METADE DO DIA E ESSE CARA JA HUMILHOU O BRASIL DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS
QUE VERGONHA
QUE VERGONHA pic.twitter.com/wDjsMh3W67

— s, the creator (@saramelx) September 21, 2021

Olha só o vexame, o genocida sendo escrachado nos EUA! 🤦‍♀️ pic.twitter.com/33dvQNO6BU

— Mariada (@Mariada74492517) September 21, 2021

segundo o bolsonaro o brasil tá assim pic.twitter.com/cKWRmMe2jT

— jurídico aimee gibbs (@lecterdilf) September 21, 2021

+++LEIA MAIS: Bolsonaro dribla exigência de vacina em restaurantes de Nova York e come pizza na rua

Apoiadores do presidente também usaram as redes sociais para defender o discurso de Bolsonaro, assim como rebater piadas e comentários de opositores. Confira algumas publicações:

Vexame foi o petrolão, o mensalão e os empréstimos do BNDES para financiar ditaduras comunistas. Comer pizza na calçada só mostra q, além de economizar dinheiro público, Bolsonaro é gente como a gente.

— Paula Marisa (@profpaulamarisa) September 20, 2021

Narrativa: “Ain Vexame, Pr @jairbolsonaro almoçou num Puxadinho na Churrascaria Fogo de Chão em NY pq ele não está vacinado”

Realidade: Bonoro continua sem se vacinar e sendo bem recebido por onde passa

Isso a Impren$a não mostra:CEO da Fogo de Chão e funcionários

🇧🇷👊🏻😉 pic.twitter.com/WAUhso2hr7

— Elisa Brom (@brom_elisa) September 21, 2021
notícia presidente política estados unidos bolsonaro covid-19 nova york discurso vergonha vexame onu

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA