Campus Party 2021: Como comunidades digitais ajudam a encontrar sororidade e desenvolvimento profissional?

Em palestra, Rachel Resende, Bárbara Feltrin, Tânia Leal e Daniela Estevam debateram sobre a importância das comunidades digitais durante pandemia

Redação Publicado em 12/11/2021, às 19h56

None
Palestra Cultura Digital: O Poder das comunidades na Campus Party 2021 (Foto: Divulgação)

A Campus Party 2021, um dos maiores festivais de tecnologia e empreendedorismo do país, começou na última quinta, 11, e acontece de forma híbrida, misturando online com presencial. Grandes nomes já passaram pelos palcos do evento nesta edição — e no Joy of Life, Rachel Resende, Bárbara Feltrin, Tânia Leal e Daniela Estevam ressaltaram o poder das comunidades digitais. 

Em palestra realizada nesta sexta, 12, às 19h, intitulada “Cultura Digital: O Poder das comunidades,” Resende (publicitária), Feltrin (engenheira de produção), Leal (Head Data & Innovation) e Estevam (empreendedora social) explicaram a importância das comunidades digitais na hora de aproximar as pessoas, principalmente mulheres, durante o difícil período de pandemia de covid-19. 

+++ LEIA MAIS: Campus Party 2021: tudo que você precisa saber sobre evento presencial; acampamento, programação, venda de ingressos e mais

Em momentos tão incomuns e tristes, a ideia era tornar o dia das pessoas em isolamento social mais leve, trazendo sororidade, autoconfiança e desenvolvimento profissional por meio da cultura digital. 

Para Estevam, o conceito de comunidade é amplo, e pode ser definido como qualquer “grupo de pessoas que compartilham algo em comum, uma história, assunto, necessidade,” entre outros. Assim, com o suporte de outros indivíduos que podem te compreender em algum aspecto, é visível como a união se torna poderosa. 

+++LEIA MAIS: Campus Party para todos os gostos: o que fazer se você é gamer, empreendedor, ou apaixonado por tecnologia

Ao se tratar das mulheres, 62% delas recebem menos que os homens e 94% tem dificuldade de equilibrar carreira e maternidade. Por isso, as comunidades se destacam pelo suporte encontrado uma nas outras. 

“Durante a pandemia tive uma crise de ansiedade muito forte e o acolhimento das mulheres me ajudou a retomar minha confiança,” revelou Resende, que agradece e explica que só continuou focando e se desenvolvendo na carreira devido à ajuda das comunidades digitais. 

+++ LEIA MAIS: Campus Party by Rolling Stone: a playlist perfeita para curtir o evento, feita por nós e por você

Tudo sobre a Campus Party 2021 

A Campus Party 2021 explora temas como inovação, criatividade, ciências e empreendedorismo para oferecer uma experiência imersiva ao público interessado ou profissional na área. 

Nesta edição, o evento acontece em formato híbrido: entre 11 e 12 de novembro, a programação será online, e entre os dias 13 e 15, o festival será presencial e aberto ao público, no Centro de Eventos do Anhembi. Para entrar, é preciso estar com carteira da vacinação atualizada — seja digital ou no papel.

+++ LEIA MAIS: Quer acampar na Campus Party 2021? Conheça todas as medidas de segurança para o evento