Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 livros adaptados tanto para cinema quanto para TV: de Percy Jackson a Watchmen

Aparentemente, essas obras têm bastante material para adaptar

Felipe Grutter Publicado em 30/05/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Percy Jackson ilustrado no livro Os Arquivos Semideuses (Foto: Divulgação) e Dr. Manhattan em Watchmen (Foto: Reprodução)
Percy Jackson ilustrado no livro Os Arquivos Semideuses (Foto: Divulgação) e Dr. Manhattan em Watchmen (Foto: Reprodução)

Nos vários filmes de Hollywood, é bastante comum ver filmes baseados em livros, boa parte dessas adaptações são criticadas por não fazer um bom trabalho, como A Torre Negra (2017) e Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010). Outros entram para a história, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. No entanto, algumas dessas obras, além de ir para o cinema, também ganham uma adaptação na TV.

Em alguns casos, como aconteceu com Desventuras em Série,  seriado e filme adaptam a história vista nos livros, mas o longa da obra escrita por Lemony Snicket é baseado nos três primeiros livros e não é tão fiel ao material fonte. Já a série conseguiu abordar todos os 13 capítulos e conseguiu ter uma fidelidade maior.

+++LEIA MAIS: Borderlands: Cate Blanchett vai estrelar adaptação para o cinema da aclamada franquia de games

Pode ocorrer também outro caso, como foi com Watchmen. Em 2009, a graphic novel escrita por Alan Moore ganhou um filme dirigido por Zack Snyder. Dez anos depois, a HBO lançou uma série no mesmo universo, mas ela conta uma história nunca vista antes, que se passa depois dos acontecimentos da HQ.

Sem mais delongas, veja abaixo 6 livros adaptados tanto para cinema quanto para TV.

Percy Jackson 

Em 2010, o mundo via a primeira adaptação em live-action da série de livros Percy Jacksone os Olimpianos. Intitulado como Percy Jackson e o Ladrão de Raios, o filme foi bastante criticado por várias diferenças fundamentais em relação ao material fonte.

Em 2013, foi lançado Mar de Monstros, considerado um fracasso e a história de Percy Jackson não teve continuidade nas telonas. Foram adaptados apenas dois livros de cinco.

No entanto, como era pedido por muitos fãs dos livros, Percy Jackson vai ganhar uma adaptação na TV, pelo Disney+, streaming da Disney. A série ainda não tem previsão de estreia.

A trama da franquia conta a história de Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar.


Psicose

Em 1960, era lançado um dos maiores clássicos do cinema e do diretor Alfred Hitchcock. Intitulado Psicose, cujo personagem principal é Norman Bates, a produção é baseada no livro homônimo de Robert Bloch.

53 anos depois, em 2013, estreava a série Bates Motel, que é basicamente um prólogo de alguns eventos vistos no filme clássico, e mostra como Norman Bates chegou a se tornar gerente do motel Bates e um assassino psicopata que gerencia.

O livro e o filme acompanha, de acordo com o Google Books, Norman Bates, um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada. Ele teve uma mãe dominadora e construiu um santuário para ela em um quarto, além de se vestir com roupas femininas.


Desventuras em Série

O ano era 2004 e estreava o filme Desventuras em Série, estrelado por Jim Carrey como conde Olaf e inspirado nos livros homônimos escritos por Lemony Snicket. O longa adaptou os três primeiros livros, fora da ordem, e com um ritmo bastante acelerado.

Em 2017, a Netflix lançou o seriado de Desventuras em Série. A produção teve três temporadas e conseguiu adaptar todos os 13 livros. Como foi em formato de série, a história foi contada de forma fiel.

Desventuras em Série conta a história dos irmãos Baudelaire, chamados Violet, Klaus e Sunny. Eles viram órfãos após os pais morrerem no incêndio da mansão em que moravam e passam a ser perseguidos pelo vilão conde Olaf, que quer roubar a fortuna das crianças.


Sex And The City

Em 1998, estreava, pela HBO, Sex And The City, uma das séries mais icônicas da TV, que adapta o livro de mesmo nome do ano de 1996. O seriado acabou na sexta temporada, em 2004.

No ano de 2008, foi lançado Sex and the City: O Filme, situado quatro anos após o fim da série. Nele, Carrie está em um relacionamento sério com o namorado, Big. Enquanto isso, Samantha sobreviveu a um câncer e mantém um relacionamento monógamo com Smith Jerrod. Já Charlotte e o marido moram na Park Avenue. E Miranda, no Brooklyn, sente a pressão da vida familiar.

O livro e a série conta a história da colunista Carrie Bradshaw e das amigas dela, Samantha, Charlotte e Miranda. O quarteto explora os altos e baixos do mundo dos solteiros em Nova York.


O Senhor dos Anéis 

O ano de 1954 foi marcado pela primeira publicação de um livro de O Senhor dos Anéis, com A Sociedade do Anel, escrito por J. R. R. Tolkien

Em 2001, 47 anos depois, era lançado nos cinemas a primeira adaptação da obra, dirigida por Peter Jackson. O longa foi um enorme sucesso, o que rendeu a adaptação dos outros dois livros: As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Assim como com Percy Jackson, a série de O Senhor dos Anéis ainda não foi lançada. A produção foi anunciada em 2017 pela Amazon, com o intuito de ter várias temporadas. Especulações apontam que o seriado irá se passar alguns anos antes dos livros e contará a história do jovem Aragorn, interpretado por Viggo Mortensen nos filmes.

A estreia do seriado da franquia não foi confirmada, mas Jennifer Salke, presidente da Amazon Studios, disse que o lançamento deve ser por volta de 2021 (via Omelete).


Watchmen

Nos anos 1980, foi lançado, pela DC Comics, Watchmen uma das maiores HQs de todos os tempos. Em 2009, a graphic novel ganhou uma adaptação super fiel (menos o final) nas mãos de Zack Snyder. A produção teve opiniões divididas, mas hoje em dia é lembrada com carinho pelos fãs da DC.

10 anos depois, em 2019, a HBO lançou uma série, que foi sucesso de crítica, baseada na graphic novel, que se passa 34 anos após os acontecimentos mostrados na obra. A história apresentada no seriado de Watchmen é totalmente inédita.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE