Como The Dark Side of the Moon vendeu mais do que qualquer disco dos Beatles ou Led Zeppelin?

O oitavo trabalho de estúdio do Pink Floyd vendeu mais de 45 milhões de cópias em 1973

Redação Publicado em 27/02/2020, às 10h17

None
Capa do disco The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Mesmo tendo mais de 183 milhões de discos distribuídos somente nos Estados Unidos, os Beatles não têm nenhum álbum entre os 10 mais vendidos do mundo.

Enquanto The White Album e Abbey Road se aproximam de 12 milhões de vendas nos Estados Unidos, esse número não se aproxima de Led Zeppelin IV (24 milhões). Ainda assim, o Led Zeppelin não foi a única banda de rock dos anos 1970 a superar os álbuns de estúdio do Fab Four.

+++LEIA MAIS: Beatles, Stones, Nirvana e Pink Floyd: os 50 discos mais valiosos do mundo

Em 1973, o Pink Floyd lançou um dos discos mais vendidos de todos os tempos, The Dark Side of the Moon (45 milhões), superando os discos mais vendidos dos Beatles e do Zeppelin.

A lista de álbuns que venderam mais de 40 milhões de cópias é consideravelmente pequena. No topo, temos Thriller, de Michael Jackson, com mais de 65 milhões de vendas. Back in Black, do AC/DC, e Bat Out of Hell, de Meat Loaf, também acompanham números impressionantes, com cerca de 50 milhões de vendas cada um.

+++ LEIA MAIS: Vocalista do Disturbed critica Roger Waters "e seus amigos nazistas" por boicote à Israel 

Depois, finalmente, temos The Dark Side of the Moon na quarta posição. Com mais de 24 milhões de unidades certificadas e 21 milhões de vendas estimadas no mundo inteiro, o maior sucesso do Pink Floyd vendeu 45 milhões de cópias no total, de acordo com o portal CheatSheet.

Apesar do alto número de vendas, o disco não permaneceu no topo das paradas da Billboard por muito tempo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. Por outro lado, teve uma longevidade como nenhum outro registro na história dos Estados Unidos.

+++ LEIA MAIS: Roger Waters tentou convencer Milton Nascimento a cancelar show em Israel e foi ignorado 

Em fevereiro de 2020, completaram-se 949 semanas desde que The Dark Side of the Moon entrou para a Billboard 200. Se você fizer as contas, verá que ele está no ranking há 18 anos e três meses.

 

 


+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN