Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como MC Niack aos 17 anos desbancou nomes do pop como Anitta com dois hits e está no topo do Brasil

Depois de "Na Raba Toma Tapão", hit viral do Tiktok, o MC lidera a lista de músicas mais tocadas do país nas plataformas de streaming com "Oh Juliana"

Nicolle Cabral | @NicolleCabral Publicado em 18/08/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como MC Niack aos 17 anos desbancou nomes do pop como Anitta com duas músicas e está no topo do Brasil (Foto: Divulgação / Kondzilla)
Como MC Niack aos 17 anos desbancou nomes do pop como Anitta com duas músicas e está no topo do Brasil (Foto: Divulgação / Kondzilla)

Sem nunca ter subido em um palco, MC Niack, de 17 anos, já coleciona mais de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 65 milhões de visualizações no YouTube com "Na Raba Toma Tapão". O pontapé desse estouro aconteceu no TikTok, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, que tem impactado diretamente no consumo de música pop durante o último ano — desde o trapcountry "Old Town Road", deLil Nas X.

+++ LEIA MAIS: 7 músicas que viralizaram no TikTok - e conquistaram o topo das paradas

Lançada no dia 4 de abril, a música é uma das trilhas que ganhou coreografias e desafios de maquiagem durante o período de isolamento social e conquistou o topo das paradas. Ao todo, o hit do MC natural de Ribeirão Preto (SP) emplacou mais de 5 milhões de compartilhamentos na plataforma, na corrida do streaming disputou com lançamentos internacionais como "Rain on Me", parceria entre Lady Gaga e Ariana Grande, e ganhou o primeiro número um da carreira — que existe há apenas quatro meses.

Com a pegada “mandelão” — produções mais cruas e com o grave estourado, comum nos bailes funk —, o hit de Niack surgiu de uma parceria despretensiosa via mensagem direta no Instagram. Em março, o MC havia gravado os vocais pelo celular por cima de duas bases de funks feitas por DJ Markim, natural de Belo Horizonte (BH), no YouTube, "Não mandei moscar" e "Até o dia clarear". O mineiro, de 19 anos, ao ouvir as faixas cantadas por Niack, entrou em contato pela rede social e juntos abraçaram uma nova produção.

+++ LEIA MAIS: Conheça Benee, a cantora neozelandesa de 20 anos que viralizou no TikTok com o hit 'Supalonely'

A composição veio “do nada”, descreve o MC em entrevista à Rolling Stone Brasil. “Não conseguia sair do primeiro verso [É o Niack chega, embraza]. Aí liguei a TV e ouvi ‘choque no sistema’, encaixei essa frase e o resto da letra veio com facilidade”. Assim que as rimas tomaram forma, Markim ajustou a base e os vocais e Niack virou um fenômeno dentro da plataforma chinesa. 

[Colocar ALT]
MC Niack no clipe "Oh Juliana" (Foto: KondZilla/Divulgação)

Antes de entrar no radar do mercado, MC Niack, cujo nome é Davi Alexandre Magalhães de Almeida, trabalhava em uma fábrica de suplementos alimentares para auxiliar na renda da família em Ribeirão Preto, onde mora com os pais e mais três irmãos. Desde pequeno gostava de cantar e se manteve inspirado pelo pai e o irmão mais velho que tocava piano e violão, respectivamente. “Valeu a pena ter lutado e acreditado no sonho de ser um artista”, enfatiza.

Agora integrante do leque de artistas da Ritmo dos Fluxos, agência em ascensão do funk paulista, e em parceria com o KondZilla na produção de videoclipes, Niack dispensa o título de “artista de um hit só" ao lançar a segunda música que também chegou ao primeiro lugar nas paradas. Lançada em julho, "Oh Juliana", parceria com DJ Léo da 17 e Two Maloka, ocupa o topo das 50 músicas mais tocadas no Brasil do Spotify, desbancando “Desce Pro Play (PA PA PA)”, de Anitta com Mc Zaac e o rapper Tyga.

No Deezer, "Oh Juliana" entrou no Top 100 Brasil em primeiro lugar e, é claro, a receita musical feita com uma base minimalista, batidas marcadas e a voz de Niack já ganhou desafios com coreografias e maquiagem no TikTok com a #OhJulianaChallenge. 

Além disso, quase um mês depois do lançamento da faixa, o clipe promovido pela Kondzilla conquistou o primeiro lugar na lista "em alta" do YouTube Brasil em menos de 24 horas e, até o fechamento desta matéria, mais de 22 milhões de pessoas haviam escutado o refrão chiclete "Oh, Juliana, o que tu quer de mim?" na plataforma. "Fiquei muito surpreso, não esperava por isso", comenta Niack sobre o sucesso da faixa. "Só tenho a agradecer a quem admira o meu trabalho".

Recentemente, o MC passou por uma cirurgia para tirar tumor benigno da gengiva, mas passa bem e se recupera em casa. Ainda sem previsões de quando subirá nos palcos com os grandes sucessos, Niack revelou durante esse período está se empenhando ainda mais na carreira artística."Dedico todo o meu tempo para alcançar esse objetivo: fazer com que as pessoas ouçam o meu som e gostem das minhas letras".