Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kiko Loureiro, St. Vincent e John Mayer estão entre os 20 melhores guitarristas da década, segundo revista especializada

Com a ajuda do público, a Guitar World escolheu os guitarristas extraordinários dos últimos dez anos

Redação Publicado em 31/12/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kiko Loureiro, St. Vincent e John Mayer (Foto 1:Amy Harris/Invision/AP | Foto 2: Amy Harris/Invision/AP | Foto 3: AP/Invision/Evan Agostini)
Kiko Loureiro, St. Vincent e John Mayer (Foto 1:Amy Harris/Invision/AP | Foto 2: Amy Harris/Invision/AP | Foto 3: AP/Invision/Evan Agostini)

Os leitores e jornalistas da revista especializada em guitarras, Guitar World, uniram-se para escolher os melhores guitarristas da década, segundo publicado nesta segunda, 30 de dezembro. 

O site conta que no total foram quase 50.000 votos do público somados aos dos jornalistas para decidir quem são os guitarristas mais extraordinários dos últimos dez anos. 

+++LEIA MAIS: Black Sabbath, Metallica, Foo Fighters e mais: os 20 melhores riffs da década, segundo revista [LISTA]

Diversos fatores foram priorizados na hora de realizar a análise como costeletas, a influência para a próxima geração de músicos, o impacto geral na cena da guitarra, o nível de sucesso, a visibilidade, importância cultural e na indústria musical e outros.

A lista é repleta de vanguardistas, músicos do blues, pop-rock melódicos, improvisadores de jams, riff-lords, e, é claro, shredders - guitarristas que usam escalas, tríades e maneiras para alcançar até três oitavas tocadas em tempos rápidos. 

+++LEIA MAIS: Guitarra temática de Super Mario World é feita com 10 mil palitos de pirulito; veja

Dentre os destaques na lista, Mateus Asato, um guitarrista brasileiro de 26 anos, tem sido reconhecido mundialmente pelo talento com o instrumento. Em setembro de 2018, o músico assinou com gravadora Sony Music Entertainment do Japão e iniciou as gravações do primeiro disco. 

A lista também conta com outro brasileiro, Kiko Loureiro, que é multi-instrumentista e  guitarrista, atual integrante do Megadeth e ex-membro do Angra, banda que integrou até 2015.

+++LEIA MAIS: Beatles, Led Zeppelin e Black Sabbath: as 11 músicas de abertura de discos mais incríveis do rock

Em quarto lugar está Nita Strauss, uma das únicas mulheres na lista, a musicista é a atual guitarrista de turnês do Alice Cooper. Além dela, a multi-instrumentista St. Vincent de 37 anos também está no ranking. 

Por fim, também vale destacar John Petrucci, John Mayer, Mark Tremonti, Joe Bonamassa e Gary Clark Jr.

Confira a lista com os 20 melhores guitarristas da década: 

1. Mark Tremonti


2. Tosin Abasi


3. Gary Clark Jr.


4. Nita Strauss


5. John Petrucci 


6. Joe Bonamassa 


7. Guthrie Govan 


8. Polyphia


9. Mateus Asato


10. John Mayer 


11. Jason Richardson 


12. St. Vincent


13. Synyster Gates


14. Kiko Loureiro


15. Misha Mansoor


16. Derek Trucks


17. Joe Satriani


18. Eric Gales


19. Trey Anastasio


20. Steve Vai


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'