Morre Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien que criou o mapa da Terra Média

Além disso, o terceiro filho do escritor de O Senhor dos Anéis editou e compilou diversas das publicações póstumas do pai

Redação Publicado em 16/01/2020, às 15h43

None

Christopher Tolkien, filho deJ. R. R. Tolkien - autor de O Senhor dos Anéis - morreu nesta quinta, 16, aos 95 anos de idade. As informações são da Tolkien Society, que publicou uma foto dele no Instagram ao lado de condolências a família.

 Mais detalhes, como causa da morte e detalhes do enterro, não foram divulgas, e não devem ser. 

+++ LEIA MAIS: Amazon procura 'pessoas feias e ’peludas’ para série de O Senhor dos Anéis

Christopher foi um dos responsaveis por propagar as obras deJ. R. R. Tolkien depois da morte do ator em 1973. Foi o filho mais ligado à obra, e trabalhou ativamente nas publicações e em edições dos livros da trilogia, além de compilações para edições póstumas. 

Talvez a contribuição mais memorável dele, porém, seja o mapa da Terra Média. Desenhado à mão por Christopher, a ilustração aparece no início das impressões da trilogia de O Senhor dos Anéis desde os anos 1950, e ajudou a entender e incrementar a mitologia da terra dos Hobbits. 

+++ LEIA MAIS: Antes de ser uma trilogia com 17 Oscars, O Senhor dos Anéis foi desenho animado sombrio e bizarro 

Christopher era o terceiro dos quatro filhos de Tolkien. John e Michael, seus irmãos mais velhos, morreram em 2003 e 1984, respectivamente. Caçula e única menina da família, Priscilla, de 90 anos, continua viva

+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'