Para John Lennon, qual música do Sgt Pepper's não era "um lixo"?

Durante a carreira, o beatle rotulou várias composições como descartáveis, no entanto, uma em específico foi considerada uma obra de arte

Redação Publicado em 11/12/2019, às 18h11

None
Os Beatles (Foto: Reprodução)

Por volta da década de 1980, John Lennon rotulou várias das próprias composições - muito populares - como "descartáveis" ou "lixo". Na lista do músico, estavam alguns sucessos como "And Your Bird Can Sing", do Revolver, "Cry Baby Cry" do The White Album

No entanto, havia uma música do Sgt Pepper'sque saltou aos olhos de Lennon ao longo dos anos. Embora ele descreva o álbum como um trabalho feito com urgência na época em que escreveu e gravou, o ex-beatle acabou chamando-a de "pura como uma pintura de aquarela", um pouco antes de morrer. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page não gostava dos primeiros discos dos Beatles: “Não era nada especial”

A faixa em questão é "Being for the Benefit of Mr. Kite!". Um dia, enquanto ele e os outros Beatles filmavam o vídeo de "Strawberry Fields Forever", Lennon entrou em uma loja e comprou um pôster vitoriano que anunciava o show de um circo. O beatle tirou quase todas as letras da música daquele pôster de 1840. 

+++ LEIA MAIS: Qual foi a reação dos Beatles quando John Lennon tocou Strawberry Fields Forever pela primeira vez?

No entanto, ao olhar para a reprodução do pôster, é possível ver que Lennon mudou algumas coisas. Quando ele escreveu a música, sentiu uma pressão de conseguir ter uma música pronta para o Sgt. Pepper's.

Na biografia dos Beatles, escrita por Hunter Davies, Lennon descreveu a abordagem de "Mr. Kite". "Eu coloquei muitas palavras juntas e depois coloquei um pouco de barulho".

Mas nas entrevistas da Playboy, de 1980, Lennon viu as coisas de maneira diferente e a descreveu como algo "cosmicamente bonito" e uma "pura pintura de aquarela". Toda a magia dos efeitos sonoros veio do produtor George Martin

+++ LEIA MAIS: John Lennon ficou furioso com a presunção de Paul McCartney sobre os Beatles

Como fez em várias canções, Lennon disse à Martin que queria uma atmosfera de circo por trás da faixa." Quero sentir o cheiro de serragem", lembra Martin. E é claro que ele não o decepcionou.

+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'