Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que o Pearl Jam relutava em fazer clipes no começo da carreira?

Após lançar "Jeremy", a banda ficou seis anos sem novos clipes

Redação Publicado em 19/03/2020, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pearl Jam em 1993 (Foto: Kevork Djansezian / AP)
Pearl Jam em 1993 (Foto: Kevork Djansezian / AP)

Após o lançamento do primeiro álbum, Pearl Jam gravou vários clipes para divulgar o trabalho, mas a banda resolveu parar de seguir a tendência da indústria musical, como lembra o site Grunge. Na época, entrar na grade da MTV era uma das maiores formas de publicidade para os artistas.

Do primeiro álbum do Pearl Jam, Ten(1991), foram lançados vídeos para "Alive", "Even Flow", "Oceans" e "Jeremy", um curta-metragem sobre um jovem problemático cuja vida termina de forma trágica. Esse último ganhou três prêmios no MTV Video Music Awards de 1993, incluindo Melhor Clipe de um Grupo, Melhor Clipe de Rock e Clipe do Ano.

+++ LEIA MAIS: Pearl Jam: há 22 anos, jovem era condenado por assassinato inspirado no clipe Jeremy

Apesar do retorno positivo, a banda resolveu parar com os clipes. A decisão durou seis anos e foi motivada por uma conversa de Jeff Ament e Mike McCready, do Pearl Jam, com Mark Eitzel, vocalista da banda alternativa American Music Club, em 1993. "Gostei do hit, mas o clipe é péssimo. Arruinou minha percepção da música", comentou Eitzel sobre "Jeremy".

Ament ficou chocado com a possibilidade e explicou a decisão de parar com os clipes. "Daqui dez anos, não quero que as pessoas se lembrem das nossas músicas como se fossem vídeos". A banda só voltou a lançar vídeos em 1998, com "Do the Evolution", do álbum Yield.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA