Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Casos de covid-19 no mundo aumentam 80% devido à variante Delta, diz OMS

A OMS alerta para a transmissibilidade da Delta, que levou ao aumento em 80% dos casos mundiais de covid-19 em um mês

Redação Publicado em 30/07/2021, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

Apesar da eficácia da vacinação para barrar o avanço da pandemia de covid-19, a variante Delta é uma preocupação para governos e especialistas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que as infecções pela doença aumentaram 80% nas últimas quatro semanas devido à cepa.

Altamente transmissível, a Delta aumentou os casos mundialmente, e a OMS aponta para a gravidade do crescimento de infectados pela covid-19: “Os ganhos conquistados estão em risco ou perdidos, e os sistemas de saúde em muitos países estão sobrecarregados,” explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro perde apenas para Maduro na gestão da pandemia, dizem especialistas

Segundo o site R7, o diretor-geral explicou que as projeções das infecções por covid são preocupantes: "Novos casos de contaminação e mortes continuam a subir. Foram 4 milhões de novos casos em uma semana. Nesse ritmo, vamos ultrapassar a marca de 200 milhões de infectados em duas semanas, sendo ainda que sabemos que esse é um número subestimado."

Detectada em mais de 132 países e responsável pelo crescente número de infectados, a variante Delta é a dominante ao redor do mundo. Mike Ryan, um dos especialistas em emergências na OMS, disse: "As vacinas que atualmente são aprovadas pela OMS fornecem proteção significativa contra doenças graves e hospitalização de todas as variantes, incluindo a variante Delta."

+++LEIA MAIS: OMS vê ‘com muita tristeza’ pandemia da Covid-19 no Brasil; entenda

"Novos casos de contaminação e mortes continuam a subir. Foram 4 milhões de novos casos em uma semana. Nesse ritmo, vamos ultrapassar a marca de 200 milhões de infectados em duas semanas, sendo ainda que sabemos que esse é um número subestimado. Estamos lutando contra o mesmo vírus, mas um vírus que se tornou mais rápido e melhor adaptado à transmissão entre nós humanos, essa é a mudança", acrescentou o diretor-geral.

De acordo com Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS no covid-19, o motivo a transmissibilidade da Delta é 50% maior que outras variantes da doença — o que explica a preocupação com o cenário mundial da pandemia.

+++LEIA MAIS: Após fala de Bolsonaro, OMS recomenda que vacinados usem máscara


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA