- Celeste (Foto: Reprodução/Instagram)

7 canções para conhecer Celeste, indicada ao Oscar 2021 por "Hear My Voice," [LISTA]

A cantora concorre na premiação por Os 7 de Chicago com faixa de seu novo disco, Not Your Muse

Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/04/2021, às 14h00

Celeste Epiphany Waite é o novo nome do R&B e soul music. A cantora e compositora britânica iniciou a carreira em 2017 com o EP The Milk & The Honey  e, naquela época,  atingiu grande reconhecimento na mídia e público. Em janeiro de 2021, lançou o disco de estreia Not Your Muse, alcançando o primeiro lugar no topo da parada do Reino Unido. 

Com o disco, Celeste recebeu três indicações para o Brit Awards 2021, como Álbum do Ano, Artista Solo Feminina e Artista Revelação. Além, de claro, a indicação ao Oscar 2021 na categoria Melhor Canção Original com a faixa “Hear My Voice”, na produção de Aaron Sorkin, Os 7 de Chicago

+++ LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre O Diário de Bridget Jones, uma das comédias românticas mais queridas de todos os tempos [LISTA]

Para conhecer mais do estilo da cantora, separamos sete músicas de Celeste, desde o primeiro EP até o novo disco; confira: 

"Love is Back"

"Love is Back" é a oitava faixa do disco de estreia, Not Your Muse, e mistura soul com jazz de maneira muito inteligente. Com vocal poderoso e presença de instrumentos metálicos na construção do som, a música é muito poetente com uma letra leve e cantante. 

Confira o clipe de "Love is Back": 


"Stop This Flame"

Com foco no poder da voz de Celeste, a música faz parte do disco Not Your Muse. Com dinamismo e forte influência do R&B de Amy Winehouse, é uma canção poderosa e chamativa. 

+++LEIA MAIS: As relações virtuais e dores da quarentena na voz de Jovem Dionísio e Gilsons [ENTREVISTA]

Confira o clipe de "Stop This Flame": 


"Coco Blood" 

"Coco Blood" foi lançada como single em 2019 e faz parte do EP Compilations 1.1, do mesmo ano. A música é refescante e traz o jazz clássico mas com sonoridades modernas, tornado a canção animada na medida certa e muito agradável. 

Confira o clipe  de "Coco Blood": 


"Both Sides of the Moon"

O single "Both Sides of the Moon" é a segunda produção da cantora após o contrato com a Polydor Records em 2018. A música fez  grande sucesso e foi tocada por Elton John em apresentação da rádio Beats 1. Na época, o cantor elogiou a artista e disse: "Celeste é outra coisa ... cuidado com ela."

+++LEIA MAIS: 3 momentos marcantes da carreira de Lil Nas X: de Grammy a ‘Montero (Call Me By Your Name)’ [LISTA]

Confira o clipe de "Both Sides of the Moon":


"Strange" 

"Strange" é delicada, sutil e ítima. A música é a segunda faixa do álbum Not Your Muse e evidencia - mais uma vez - a habilidade de Celeste em produzir um disco com boas variações do soul e R&B. 

Confira o clipe de "Strange":


"Hear My Voice"

O single "Hear My Voice" faz parte da trilha sonora do longa Os 7 de Chicago, e foi indicado ao Oscar 2021 na categoria Melhor Canção Original. A música  despertou a curiosidade da mídia e público com o talento da cantora, mostrando-se uma voz potente e nova no cenário musical. 

 +++ LEIA MAIS: Oscar acontecerá com plateia limitada e sem eventos adicionais

Confira o clipe de "Hear My Voice":


"Daydreaming"

A música faz parte do EP The Milk & The Honey, de 2016, pela gravadora Bank Holiday Records - a mesma de Lily Allen. Na época, a faixa teve boa repercursão e foi adicionada à lista de reprodução da BBC Radio 1Xtra, estação de rádio da BBC dedicada a música contemporânea negra. 

Confira uma apresentação de "Daydreaming": 


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'

música notícias R&B Soul brit awards oscar 2021 os sete de chicago hear my voice celeste

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae