- David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis)

Carreira ioiô: todas as vezes que David Bowie decidiu se aposentar [FLASHBACK]

Há 46 anos, o Camaleão do Rock anunciou o fim da carreira pela segunda vez

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/04/2021, às 19h56

David Bowie se aposentou em 12 de abril de 1975. De novo. Durante uma entrevista à Playboy, anunciou o fim da carreira pela segunda vez. “Fiz meu rock ‘n’ roll. É um beco sem saída, é chato, não terão mais discos meus. Não quero ser um cantor de rock inútil.”

A decisão não durou muito tempo. Em setembro de 1975, retornou ao estúdio para gravar Station to Station (1976) e voltaria a público com um novo personagem: Thin White Duke.

+++LEIA MAIS: 7 colaborações inesquecíveis de David Bowie: de Queen a John Lennon [LISTA]

Questionado por Cameron Crowe, da Playboy, sobre o motivo de mudar de ideia tão rapidamente, Bowie respondeu: “Minto. É fácil. Nada mais importa além do momento presente. Não consigo acompanhar tudo que digo. Não dou a mínima [...] Não tenho ideia de onde estarei daqui um ano. Isso me previne do tédio.”

Como começou

A primeira aposentadoria de Bowie ocorreu em 3 de julho de 1973. Depois da turnê como Ziggy Stardust, Bowie “encerrou” a carreira de forma abrupta e dramática no Hammersmith Odeon, casa de shows em Londres (Inglaterra).

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores solos de saxofone na música pop: de David Bowie a Lady Gaga [LISTA]

No auge da fama de Ziggy Stardust, o público não entendeu se o artista foi embora ou se a vida do personagem terminou. O segundo é mais provável. Em 1974, a carreira ia bem. O disco de estúdio do ano, Diamond Dogs, estava no Top 5 das paradas dos EUA.

Na vida pessoal, a história era diferente. O vício em cocaína atingiu níveis altíssimos no final de 1974. Bowie admitiu como sua dieta consistia de “pimentões vermelhos, cocaína e leite.” Na entrevista à Playboy, relatou: “Só uso drogas para me manter trabalhando por períodos mais longos.”

+++LEIA MAIS: Como foi o primeiro encontro de David Bowie e John Lennon?

Anos 2000

As tentativas de aposentadoria se estenderam até os anos 2000. O período entre 2003 e 2013 foi imprevisível para o Camaleão do Rock. Passou a década em silêncio. Em 2004, parou de fazer turnês após dor muscular durante um show. Teve de operar o coração devido a uma obstrução arterial e passou muito tempo se recuperando, afastado de todos. 

Com a saúde recuperada, em maio de 2006, disse estar farto da indústria musical e tirou um ano sabático. Cinco anos mais tarde, os fãs não sabiam se ele tinha se aposentado oficialmente. Em 2013, no 66º aniversário, Bowie anunciou o retorno à música com o primeiro disco em 10 anos, The Next Day, mas manteve a decisão de não fazer mais turnês.

+++LEIA MAIS: Filho de David Bowie reflete sobre morte do pai: 'Encantador que ele seja amado por todos'

Esse foi o penúltimo disco de Bowie, seguido por Blackstar (2016), também criado em segredo e lançado apenas dois dias antes da morte do astro.


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

notícias Aposentadoria david bowie camaleão do rock ziggy stardust playboy Cameron Crowe station to station diamond dogs

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'