- Minari (Foto: Reprodução/A24)

Conheça os 5 indicados ao Globo de Ouro 2021 em Melhores Filmes de Língua Estrangeira [LISTA]

Produções de países ao redor do mundo chamaram a atenção da premiação. Veja quais estão concorrendo!

Marina Sakai | @marinasakai_ sob supervisão de Yolanda Reis Publicado em 06/02/2021, às 18h00

A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) divulgou a lista de indicados ao Globo de Ouro na quarta, 3. Na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, entraram produções da Dinamarca, Guatemala, França, Itália e — surpreendentemente — Estados Unidos.

Não é a primeira ocorrência de um caso como este. De acordo com as regras do Globo de Ouro, 50% dos diálogos devem ser em inglês para ser considerado um filme norte-americano, e esse não é o caso com Minari. A maior parte das cenas contém falas em coreano e, por isso, o longa foi considerado estrangeiro, gerando polêmicas. Confira a lista de indicados:

+++LEIA MAIS: 4 motivos para maratonar Normal People, minissérie indicada ao Globo de Ouro 2021 [LISTA]

1 - Another Round ou Druck (2020)

Quatro professores de Ensino Médio, infelizes com suas vidas monótonas, passam a manter um nível constante de álcool em seus corpos para testar uma hipótese. A sequência de eventos desencadeada após o acordo é a trama do filme dinamarquês dirigido por Thomas Vinterberg.

Mads Mikkelsen, da série Dark, interpreta Martin, um dos professores. A história vai muito além de piadas e embriaguez. Mikkelsen e seus companheiros são usados para exemplificar os efeitos da idade e do medo da obsolescência ao se depararem com a crise dos 40 anos.

+++LEIA MAIS: Globo de Ouro 2021 faz história ao indicar três mulheres para Melhor Direção

 

2 - La Llorona (2019)

Dirigido por Jayro Bustamante, La Llorona fez história ao se tornar o primeiro filme da América Central a ser indicado a um Globo de Ouro. Essencialmente, a produção é categorizada como suspense, terror e realismo mágico, e serve de metáfora para uma Guatemala assolada por uma Guerra Civil e pelo genocídio das populações indígenas e marginalizadas.

O filme começa com o assassinato de Alma (María Mercedes Coroy) e seus filhos em meio ao conflito armado. Décadas depois, acompanhamos o julgamento do general Enrique (Julio Diaz) pelo massacre da família nativa. Enrique é absolvido, e, então, o espírito de La Llorona passa a assombrá-lo. 

+++LEIA MAIS: Sacha Baron Cohen, de Borat, bate recorde de indicações no Globo de Ouro

 

3 - The Life Ahead ou La vita davanti a sé (2020)

Sophia Loren (Madame Rosa), uma das grandes lendas do cinema, protagoniza este drama e interpreta uma sobrevivente do Holocausto, também dona de uma creche. A personagem de Loren forma uma amizade com o órfão Momo (Ibrahima Gueye), depois de uma tentativa de roubo por parte do menino.

Dirigido por Edoardo Ponti — filho da protagonista —, o filme italiano é baseado no romance de Romain Gary, “A vida pela frente” e, uma semana após o lançamento, entrou para o top 10 filmes da Netflix em 37 países.

+++LEIA MAIS: The Boys, Bridgerton e mais: Os maiores esnobados do Globo de Ouro 2021 [LISTA]

 

4. Minari (2020)

Minari conta a história de uma família coreano-estadunidense nos anos 1980. Jacob (Steven Yeun) se muda com sua família para a zona rural do Arkansas, EUA, arriscando seu casamento e sua estabilidade financeira e familiar. 

O fato do filme ter sido enquadrado na categoria de língua estrangeira gerou polêmicas. É uma produção norte-americana, dirigida por um coreano-estadunidense, filmada nos EUA sobre uma família que almeja o “sonho americano”. De acordo com as regras do Globo de Ouro, 50% dos diálogos devem ser em inglês para ser considerado um filme norte-americano, e esse não é o caso com Minari. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Segundo o portal Terra: “Grande parte de Minari é falado em coreano, mas há muitos diálogos em inglês numa história completamente americana. Outros filmes com menos diálogos em inglês já foram considerados americanos anteriormente pelo Globo de Ouro, o que levou alguns comentários a sugerir racismo da parte dos organizadores do evento.”

 

5 - Two of Us ou Nós Duas (2019)

Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier) são vizinhas, aposentadas e escondem um romance há décadas. Aos olhos das famílias, são apenas grandes amigas. Tudo muda quando um evento leva a filha de Madeleine a descobrir a verdade. 

+++LEIA MAIS: Globo de Ouro 2021: Veja os indicados às categorias

Apesar de ter sido dirigido pelo italiano Filippo Meneghetti, o longa se passa na França, teve sua estreia no Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF) e propõe mostrar não só a resistência do amor em frente a obstáculos, mas a capacidade de se tornar mais forte a cada dificuldade.

+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

netflix cinema notícias premiação Mads Mikkelsen globo de ouro dark minari sophia loren another round The Life Ahead filme estrangeiro druck nós duas two of us melhor filme em língua estrangeira la llorona

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS