- David Bowie (Foto: Reprodução / Youtube)

O dia em que David Bowie criticou a falta de artistas negros na MTV [VÍDEO]

O músico, além de extremamente talentoso, tinha senso de justiça implacável

Redação Publicado em 06/03/2020, às 18h15

David Bowie morreu em 2016, vítima de um câncer de fígado. Após a morte dele, foram divulgados diversos vídeos com foco nas habilidades musicais do astro. No entanto, além de iconicamente talentoso, o Starman tinha um senso de justiça implacável - e chegou a questionar a MTV em filmagem de 1983.

+++ LEIA MAIS:  Os artistas mais odiados por Keith Richards: de Led Zeppelin a David Bowie

No vídeo, Bowie questiona Jockey Mark Goodman, da MTV Video, sobre a falta de diversidade étnica, particularmente o fato de haver tão poucos artistas negros no canal. Publicado pela própria MTV, o vídeo mostra o caráter moral do Starman, além de exemplificar a coragem dele em aconselhar e questionar o apresentador.

A entrevista aconteceu quando David Bowie promovia o disco Let's Dance. No entanto, ao invés de falar sobre o trabalho, o astro resolveu trazer o questionamento: "Depois de assistir à MTV nos últimos meses, realmente é uma empresa sólida. Só estou chocado pelo fato de haver tão poucos artistas negros em destaque. Por que isso?" 

+++ LEIA MAIS:  Por que a capa de Young Americans, disco do David Bowie, não foi exatamente como ele queria?

Goodman respondeu, tentando defender os chefes do canal: "Estamos tentando seguir nessa direção. Queremos tocar artistas que parecem estar fazendo música que se encaixa no que queremos tocar na MTV. A empresa está pensando em termos de seleção restrita". 

Bowie, contudo, não ficou satisfeito com a resposta: "Os únicos poucos artistas negros que vemos são de 2:30 da manhã até 6:00. Poucos são destacados durante o dia. Vejo que nas últimas semanas as coisas mudaram, mas tem sido um processo lento".

+++LEIA MAIS: Primeira imagem do filme sobre David Bowie é revelada; veja

Em uma tentativa de agradar tanto o músico quanto os chefes, Goodman falou: "Fazemos o que pensamos que não apenas Nova York e Los Angeles apreciarão, mas também Poughkeepsie ou o Centro-Oeste. Escolha uma cidade no Centro-Oeste que morreria de medo de Prince, que estamos tocando, ou uma série de outros rostos negros. Temos que tocar o tipo de música que todo o país gostaria". 

A situação ficou mais tensa quando Bowie retrucou o apresentador: "Vou lhe dizer uma coisa, talvez os Isley Brothers ou Marvin Gaye signifiquem algo para um negro de 17 anos, e certamente ele também faz parte da América. Você não pensa que é uma situação assustadora? O músico também questionou: "Não deveria ser um desafio tornar a mídia muito mais integrada?" 

+++ LEIA MAIS: Slash lembra de quando flagrou a mãe e David Bowie pelados; entenda

A resposta de Goodman acabou prejudicando ainda mais o apresentador, quando ele sugeriu que crianças brancas não queriam ouvir música negra em 1983, como fizeram em 1967. Bowie, sabendo da situação em que Goodman se colocou, respondeu: “Interessante. Muito obrigado… Entendo o seu ponto de vista". 

Assista ao vídeo:



+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA 

música entrevista notícia david bowie mtv apresentador questiona falta Artistas Negros

Leia também

Chris Hemsworth revela que reação à predisposição para Alzheimer 'me irritou'


Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista