- 0Cenas dos episódios de Os Simpsons (Foto: Reprodução/Youtube)

Os 4 episódios mais polêmicos (e censurados) de Os Simpsons: drogas, homofobia e Rio de Janeiro

Animação da Fox causou controvérsia ao abordar temas polêmicos

Redação Publicado em 21/04/2020, às 15h26

Com mais de 30 temporadas, Os Simpsons já abordaram diversos temas e previram diversos acontecimentos futuros, da pandemia de coronavírus ao meme do caixão. Conhecida pelo humor ácido, a sitcom de animação já produziu episódios polêmicos, que acabaram censurados.

Os motivos para a censura variam, como lembra o site Observatório do Cinema, desde uso de drogas, temas polêmicos e religiões. Veja a lista dos quatro episódios mais controversos da animação abaixo.

+++ LEIA MAIS: Fall Out Boy e outras 9 bandas que tiraram nome de Os Simpsons

Homofobia

No episódio "Homer’s Phobia", na 8ª temporada, de 1997. se tornou polêmico pela decisão pela censura. Homer mostra o estereótipo do preconceituoso ignorante, com pavor de homens homossexuais - e da possibilidade de Bart ser gay. Ao final do episódio, Homer muda de ideia sobre as pessoas LGBTQ+.

O episódio foi censurado pela Fox, pelo tema controverso, mas a decisão foi revertida após uma troca na diretoria da emissora, e "Homer’s Phobia" teve recepção positiva do público e da mídia.


Uso de drogas

Na 13ª temporada, em 2002, Homer surpreendeu pelo uso de drogas. O patriarca da família Simpson fumou maconha, no episódio "Weekend at Burnsie's", para fins medicinais, mas acaba viciado na droga. Por isso, o episódio foi censurado no Reino Unido.

+++ LEIA MAIS: Kevin Feige dubla Chinos, versão de Thanos, em novo episódio de Os Simpsons; assista


Rio de Janeiro

Ainda na 13ª temporada da animação, a família Simpson visitou o Rio de Janeiro, no Brasil, no episódio "Blame it on Lisa". A cidade foi retratada de maneira estereotipada e preconceituosa, repleta de violência e doenças, além de sexualizar todos os aspectos da cultura carioca.

O episódio não sofreu censura, mas a Riotur, empresa de turismo no Estado, ameaçou tomar medidas legais contra a Fox. James L. Brooks, produtor executivo do seriado, pediu desculpas "para a adorável cidade e povo do Rio de Janeiro".


Igreja russa

Em 2007, na 28ª temporada de Os Simpsons, Homer entrou numa igreja enquanto jogava um game no celular, em referência ao Pokémon Go. A igreja invadida no episódio "Looking for Mr Goodbart" parecia ser da Ortodoxa Russa, e a Rússia censurou o episódio por considerar desrespeito com a religião.

+++ LEIA MAIS: Os Simpsons ganha abertura com tema de quarentena por família entediada [VÍDEO]


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA

notícia rio de janeiro brasil LISTA polêmica censura Os Simpsons lisa bart Homer James L. Brooks riotur

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'