- Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Divulgação / Warner)

Para evitar spoilers, Christopher Nolan escondeu cena de funeral de Bruce Wayne até do elenco de Batman

Cineasta foi o responsável pela trilogia O Cavaleiro das Trevas e gostava de manter algumas cenas em segredo para não vazar nenhuma informação

Redação Publicado em 21/03/2021, às 17h00

Christopher Nolan foi o responsável pela trilogia O Cavaleiro das Trevas - e, inclusive, aclamado pela crítica, que considera uma das melhores franquias de super-heróis já criadas. Para os filmes, o cineasta foi muito rígido com alguns detalhes e escondia cenas para evitar vazamento de informações. As informações são do Cheatsheet.

Um grande exemplo é: o diretor escondeu os detalhes do funeral de Bruce Wayne de toda a equipe do set, até mesmo de Christian Bale, para garantir que o enredo não vazasse para o público. A decisão foi discutida ​​em um documentário dos bastidores da trilogia no canal Warner Bros. no YouTube  - disponível ao final do texto em inglês.

+++LEIA MAIS: Christopher Nolan gostaria de adaptar os próprios filmes em games

"Christopher Nolan sempre amou o sigilo. Ele quer preservar a melhor experiência de cinema para nós. Ele quer que a gente vá ao cinema sem muitos pré-conceitos e spoilers em nossa cabeça, apenas dispostos a encontrar o filme como ele é", disse Jeff Jensen.

O próprio Christopher Nolan explicou o motivo de manter os elementos essenciais da história em segredo: "O problema com o processo de filmagem é: ele precisa ser feito de portas fechadas e de maneira sigilosa, porque você precisa fazer um show de mágica em certo sentido."

+++ LEIA MAIS: Tom Hardy não recebeu atenção merecida por papel em Batman, afirma Christopher Nolan


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


O cineasta continuou: "Você tem que ensaiar e descobrir, fazer na frente do espelho, tudo isso. E então apresenta para as pessoas. Se você está permitindo que eles vejam como você está fazendo as coisas, a relação entre o público e os artistas fica distorcida. Fizemos várias coisas ao longo dos anos para manter as coisas em segredo, sob sigilo."

"Provavelmente o mais extremo foi com a cena do funeral de Bruce Wayne. Eu sabia que não poderíamos realmente deixar o departamento de arte decifrar o nome correto na lápide, porque isso seria muito difícil de manter em segredo. Então, escolhemos um nome diferente e usamos efeitos visuais para mudá-lo", contou.

+++LEIA MAIS: Batman: O Cavaleiro das Trevas teve cena de morte terrível cortada para evitar classificação 18+; conheça

Para confundir as pessoas da própria equipe, Nolan fez Christian Bale ir ao set de filmagens para o funeral de Bruce: "Chegamos ao ponto de ter Christian no set naquele dia para que ele aparecesse, caso algo vazasse, caso houvesse fotos do funeral. Ele estaria lá como um personagem também."

"Foi um pouco confuso para Michael Caine quando ele [Christian] chegou ao set. Christian parado ao lado dele, em seu próprio funeral. Certos elementos do filme é muito importante manter em segredo", concluiu Nolan.  

+++LEIA MAIS: Logo antes de Batman Begins, Christian Bale perdeu 22 quilos para papel em O Operário com dieta de atum e maçã

Assista aos bastidores. O vídeo é em inglês e sem legendas:


+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia cinema Christian Bale O Cavaleiro das Trevas Christopher Nolan Batman: O Cavaleiro das Trevas

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais