- Jair Bolsonaro lança seu voto em 28 de outubro de 2018 (Foto: Ricardo Moraes-Pool/Getty Images)

Bolsonaro volta a pedir voto impresso em 2022 por 'eleições limpas e democráticas'

Apesar de a Câmara dos Deputados ter derrotado proposta do voto impresso, Bolsonaro voltou a insistir na mudança do sistema eleitoral para 2022

Redação Publicado em 23/08/2021, às 12h32

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a pedir a implementação do voto impresso nas eleições presidenciais de 2022. Com as declarações, o presidente desrespeita promessa feita a Arthur Lira (PP-AL) de aceitar o resultado da Câmara dos Deputados, que votou pela derrota da proposta.

Conforme noticiou a Folha de S. Paulo, Bolsonaro voltou a pedir implementação do voto impresso em entrevista à Rádio Regional, de Eldorado (SP), na manhã desta segunda, 23 de agosto:

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é alvo de um processo a cada 6 dias, diz site

“O que é a alma da democracia? É o voto. O povo quer que você, ao votar, você tenha a certeza que o teu voto vai para o João ou para a Maria. Não quer que, num quartinho secreto, meia dúzia de pessoas conte os seus votos,” afirmou.

Sem apresentar provas, Bolsonaro também voltou a falar sobre um suposto ataque de hackers ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2018. Devido às declarações falsas, o presidente passou a ser investigado, em 4 de agosto, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura a divulgação de "fake news".

+++LEIA MAIS: Governadores assinam carta em solidariedade ao STF contra ameaças de Bolsonaro

“A gente espera que tenhamos eleições limpas, democráticas e com contagem pública de votos no ano que vem. Não podemos conviver com essa suspeição,” continuou a argumentar Jair Bolsonaro nesta segunda, 23.

Durante conversa com apoiadores (confira o vídeo abaixo), o presidente reafirmou que participará das manifestações de 7 de setembro convocadas para Brasília e São Paulo. Em mensagem no WhatsApp divulgada em 15 de agosto, Bolsonaro chama o ato de “contragolpe” em resposta ao STF.

+++LEIA MAIS: Impeachment de Bolsonaro 'já poderia ter acontecido', diz Lula

Bolsonaro não cumpre promessa

Devido à votação da proposta do voto impresso na Câmara dos Deputados, Bolsonaro havia feito um acordo com Arthur Lira para que, se a proposta fosse rejeitada após a votação, ele teria que respeitar a decisão.

As novas declarações de Bolsonaro, contudo, são contrárias à promessa feita pelo chefe do Executivo de acatar o resultado final. 

+++LEIA MAIS: Câmara dos Deputados rejeita PEC do voto impresso, defendida por Bolsonaro


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

entretenimento notícia presidente política conversa bolsonaro eleições 2022 voto promessa jair apoiadores impresso

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA