- Mano Brown (Foto: Daryan Dornelles) e Lula fala em entrevista coletiva após anulação das condenações em março de 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

Mano Brown e Lula discutem o que é direita: 'Segmento conservador que defende interesse dos ricos'

Em entrevista com Mano Brown, Lula falou sobre surgimento do PT e cenário atual da política brasileira

Redação Publicado em 09/09/2021, às 19h09 - Atualizado em 10/09/2021, às 16h42

Mano Brown, dos Racionais MC's, entrevistou o ex-presidente Lula (PT) em episódio do podcast Mano a Mano publicado na quinta, 9 de setembro. Entre as pautas da conversa, a dupla relembrou o início do Partido dos Trabalhadores (PT) e debateu o cenário político atual e futuro do Brasil.

Mano Brown demonstrou como desde novo enxergava o PT como uma possibilidade de mudança e tinha empatia com o partido, mesmo sem tanto conhecimento sobre política. Apesar disso, o rapper também levantou questões como a "branquitude" da esquerda e falta de investimento nas periferias.

+++ LEIA MAIS: Visita de Lula a Salvador surpreende pela 'semelhança' com campanha de 2002; veja

 

Além disso, o músico aproveitou a conversa para fazer uma conexão do ex-presidente com o público mais novo. "Minha geração vê você como o candidato que perdeu três eleições, enquanto a nova geração te vê como a situação, o presidente. Você fez quase um milagre no Brasil, mas os jovens não te conhecem ainda," disse. "Ou me conhecem pelas últimas mentiras contadas," respondeu Lula.

O apresentador pediu para Lula definir de forma simples para os jovens a diferença entre esquerda e direita. O político respondeu: "A esquerda é um agrupamento político preocupado com a causa social e assistência aos oprimidos, enquanto a direita é um segmento conservador que defende interesse dos ricos. A esquerda tem compromisso social e a direita, com o conservadorismo."

+++ LEIA MAIS: Vitória de Lula em 2022 seria 'menos traumática' que reeleição de Bolsonaro, diz FHC

Ao discutir sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lula voltou a falar sobre a divisão política e criticou o posicionamento do presidente, comparando-o com Hitler e Mussolini: "O que está acontecendo no Brasil não é uma disputa de direita e esquerda. É entre fascistas e democracia. Bolsonaro não é de direita."

O ex-presidente completou: "Ele precisa ser analisado mais para Hitler e Mussolini do que para um cara de direita, porque ele não pensa. Não constrói um pensamento, constrói bobagem. Você não vê uma frase inteira dele dizendo alguma coisa que preste, é só bobagem."

+++ LEIA MAIS: 'Se precisar tomo vacina na testa', diz Lula sobre combate à covid-19

Mano Brown também relembrou como rap apoiou o governo de Lula de 2003 a 2011, dizendo: "O nosso movimento se doou para o Lula e para o PT incondicionalmente. Não esperávamos benefícios do PT, em nada, como também não tivemos, porque não pedimos, não exigimos."

"A gente apoiou, e ainda apoia, o Lula, mas nunca foi por benefício algum. Para o hip-hop, não teve nada em troca, mas para o povo teve. E é para isso que o hip-hop existe, para ver o crescimento do povo no contexto e não dos cantores de rap." O episódio de Mano a Mano com o ex-presidente Lula tem 124 minutos de duração e está disponível no Spotify. Confira a entrevista na íntegra: 

+++ LEIA MAIS: Lula venceria Bolsonaro e todos os candidatos em eleições de 2022, diz pesquisa

música entrevista Rap Hip hop lula política conversa podcast Mano Brown mano a mano direita esquerda

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA