Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Afinal, por que o Fleetwood Mac terminou?

Entenda as idas e vindas da banda ao longo dos anos

Redação Publicado em 21/09/2020, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fleetwood Mac (Foto: Divulgação)
Fleetwood Mac (Foto: Divulgação)

Fleetwood Mac teve algumas separações e reuniões ao longo dos anos. A saída mais recente aconteceu em 2018 quando Lindsey Buckingham deixou a banda novamente. As informações são do Express UK

+++LEIA MAIS: Traições e US$ 1 milhão em drogas: os 50 anos do Fleetwood Mac

Segundo o site, é difícil entender qual é a primeira separação oficial da banda devido à troca constante de integrantes. Mas, em uma espécie de linha do tempo, o Express UK apresentou os altos e baixos do grupo ao longo dos anos.

John McVie e Mick Fleetwood, o baixista e baterista, estão desde o início e deram o nome à banda. A formação original incluía os dois acompanhados de Jeremy Spencer e Peter Green, guitarrista, vocalista e o principal compositor, que foi o primeiro a deixar o grupo. Logo depois disso, Spencer abandonou a carreira musical.

+++ LEIA MAIS: Em 1971, guitarrista do Fleetwood Mac foi fazer compras e nunca mais voltou

Muitos guitarristas entraram e saíram do  Fleetwood Mac ao longo dos anos. No entanto, a grandiosidade do grupo veio com a chegada de Christine McVie em 1970 e a dupla Lindsey Buckingham e Stevie Nicks em 1974. Esta formação é a responsável por discos como Rumours, Fleetwood Mac e Tango in the Night, que se tornaram sucessos ao redor do mundo.

O sucesso custou muito a eles com o rompimento do relacionamento de Stevie e Lindsey, e o casamento de Christine e John em 1976. Os momentos tristes deram origem a Rumours, o principal disco da carreira. No entanto, a tensão chegaria ao auge. Em 1987, Lindsey deixou a banda e dois novos guitarristas rapidamente foram contratados: Rick Vito e Billy Burnette.

+++LEIA MAIS: Fleetwood Mac não tocará mais com Lindsey Buckingham: ‘Temos muito drama’

Rick e Stevie saíram em 1991. A banda, porém, se reuniu em 1993 e contou com Stevie e Lindsey. Billy e Christine saíram logo depois, e o grupo encerrou as atividades por um ano entre 1995 e 1996.

Lindsey e John começaram a trabalhar juntos e sinalizavam o reencontro do quinteto de Rumours em 1997. Em 1998, Christine deixou a banda, mas os integrantes continuaram em turnê até 2004 sem ela. Em 2014, ela voltou ao grupo.

+++LEIA MAIS: Fleetwood Mac: 10 coisas que você não sabia sobre o disco Tusk

Com isso, a banda só ficou completamente sem atividades entre 1995 e 1996. Nos outros anos, entre idas e vindas, saídas e retornos, reuniões e separações, continuou ativa - da maneira como conseguia.

Atualmente, após a saída de Lindsey em 2018, a formação do Fleetwood Mac conta com John McVie, Mick Fleetwood, Christine McVie, Stevie Nicks, Mike Campbell e Neil Finn.


+++ JOÃO GORDO: 'O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE NO BRASIL É COMPLETAMENTE SURREAL' | ROLLING STONE