Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 7 melhores filmes a ganharem a Palma de Ouro, prêmio principal no festival de Cannes [LISTA]

Roma, Cidade Aberta e A Balada de Narayama estão entre os vencedores de Cannes mais populares, segundo o Rotten Tomatoes

Redação Publicado em 19/03/2020, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roma, Cidade Aberta, A Balada de Narayama e O Salário do Medo (Foto: Reprodução)
Roma, Cidade Aberta, A Balada de Narayama e O Salário do Medo (Foto: Reprodução)

O Festival de Cannes é um dos eventos internacionais mais renomados da indústria cinematográfica. E a Palma de Ouro um dos prêmios mais conceituados entre os diretores, atores e produtores em geral. 

Escolhidos por um júri de cineastas, os vencedores da categoria principal são dos mais diversos países do mundo e incluem desde filmes populares, como Pulp Fiction e Taxi Driver, até obras excepcionais para indústria hollywoodiana, como Roma, Cidade Aberta e A Balada de Narayama.

O site Screen Rant listou os principais longas-metragens vencedores de diferentes épocas e países de acordo com o Rotten Tomatoes. E nós separamos os 7 melhores que receberam o principal prêmio de Cannes. Confira:

Portão do Inferno - 100%

O samurai Moritoo Endô precisa defender o castelo do senhor Kiyomori durante uma invasão. Ao ser bem-sucedido na missão, ele recebe permissão para casar com Kesa, uma mulher que já é casada com um guarda imperial. A obra foi a primeira produção japonesa a receber a Palma de Ouro em Cannes.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes de pancadaria imperdíveis para quem gosta de artes marciais [LISTA]


O Mensageiro - 100%

Baseado na obra de  L.P. Hartley, O Mensageiro conta a história de um menino de 13 que serve de mensageiro entre a irmã mais velha do amigo dele, a qual está noiva do rico Hugh, e um fazendeiro das redondezas Ted Burgess. O filme recebeu a Palma de Ouro em 1971.

+++ LEIA MAIS: Diretor de Guardiões da Galáxia, James Gunn faz lista de filmes para assistir em quarentena por coronavírus


A Balada de Narayama - 100%

Inspirado na novela de Shichirō Fukazawa, o remake de A Balada de Narayama ganhou a Palma de Ouro em 1983. O filme retrata a vida de Orin, uma senhora de 69 anos que mora em um aldeia sem recursos suficientes onde os idosos de 70 anos são deixados nas montanhas para morrer.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes plenos e fofos para assistir e relaxar na era do coronavírus [LISTA]


Farrapo Humano - 100%

Farrapo Humano, segundo o Screen Rant, traz um retrato realista do alcoolismo por meio de uma filmagem inovadora. A obra acompanha um final de semana desastroso da vida do escritor Don Birman, que desconta os problemas na bebida. O filme foi a primeira obra norte-americana a levar a Palma de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Universal lançará filmes no cinema e TV ao mesmo tempo para conter coronavírus, incluindo Homem Invisível


Marty - 100%

Marty é o longa-metragem mais curto a vencer a estatueta principal do festival. Ao lado de Parasita e Farrapo Humano, a obra também é um dos três filmes da história do cinema a ganhar a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme. Marty conta a história de um homem de 34 anos tomado pela desesperança em relação à vida amorosa. Contudo, a vida dele muda quando conhece uma professora tão solitária quanto ele.

+++ LEIA MAIS: 8 filmes de terror clássico que mereciam ganhar remake: Creepshow 3, Tubarão 3 e mais


Rome, Cidade Aberta - 100%

Roma, Cidade Aberta venceu a Palma de Ouro na edição de 1946 e se tornou um símbolo do neorrealismo italiano. A narrativa dirigida por Roberto Rossellini retoma o período da Segunda Guerra Mundial, quando Roma foi declarada uma cidade aberta, ou seja, foi abandonada pelos soldados.

+++ LEIA MAIS: 18 filmes de terror na Netflix para assistir de luz acesa: de Corra! a Poltergeist


O Salário do Medo - 100%

Dirigido por Henri-Georges Clouzot, O Salário do Medo conta a história de um grupo de homens selecionados para impedir possíveis desastres causados por um incêndio em um poço de petróleo em um pobre vilarejo. A obra vencedora da edição de 1953 foi a única a vencer a Palma de Ouro e o Urso de Ouro, do festival de Berlim.

+++ LEIA MAIS: Para maratonar no final de semana: 16 séries com 10 episódios ou menos na Netflix [LISTA]


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA