Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música do disco White Album que mostrou a força de George Harrison como guitarrista dos Beatles?

Em 1977, em uma entrevista, o músico revelou que passou quase três anos sem tocar o instrumento, mas o retorno foi triunfal

Redação Publicado em 10/02/2020, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP Images)
George Harrison (Foto: AP Images)

Por volta dos anos 1960, a curiosidade de George Harrison pela música indiana teve um impacto bem marcante no som dos Beatles. Isso vai desde a abertura de "Norwegian Wood"  até "Within You Without You". O uso de instrumentos indianos fez do icônico quarteto uma banda muito mais interessante. 

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney toca bateria em várias músicas dos Beatles?

Mas essas mudanças, é claro, teve efeitos colaterais. Enquanto Harrison passou grande parte do tempo tentando aprender a tocar cítara, ele deixava de lado a guitarra. Em 1977, em uma entrevista, o músico revelou que passou quase três anos sem tocar o instrumento. 

Durante esse período, Harrison viu Paul McCartney pegar o solo de "Taxman" (uma música que o guitarrista escreveu em 1966) e "Good Morning, Good Morning" (1967). Mas no momento em que voltou da Índia em 1968, Harrison voltou a se concentrar na guitarra. 

+++ LEIA MAIS: Porque o White Album é o disco dos Beatles favorito de John Lennon?

E isso aconteceu da melhor forma: durante as sessões do White Álbum. Neste disco, você pode encontrar os Beatles com várias guitarras na maioria das faixas. E quando voce percebe que eles escreveram muitas dessas músicas na Índia (longe de pianos, estúdios e etc), você consegue entender o porquê. 

As faixas refletiram exatamente o cenário idílico que os Beatles ficaram e meditaram no início daquele ano. Um exemplo, "Dear Prudence", que John Lennon escreveu para a irmã de Mia Farrow (ela passou um grande período meditando).

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Mas além de tudo, o The White Album tem também momentos "gritantes". Como George Emerick não conhecia os detalhes da vida pessoal dos Beatles, ele não sabia que Harrison parou de tocar guitarra durante três anos. No entanto, o engenheiro de som sabia quando Harrison tocava bem e quando não. E falava sobre isso sem o menor problema. 

Naquele dia, Harrison impressionou a equipe do estúdio em Abbey Road com a faixa: "Everybody’s Got Something to Hid", e Emerick reconheceu a excelente tomada. "Seu trabalho principal foi nítido e eficiente".

+++ LEIA MAIS: Qual é o álbum dos Beatles com mais músicas de George Harrison?

"Muito mais agressivo do que o seu estilo usual", acrescentou. 

De fato, a abertura da faixa e especialmente o riff logo após o refrão mostra a habilidade de Harrison. Ainda que ele não tenha tocado o brilhante solo de guitarra de "While My Guitar Gently Weeps", naquele instante, Harrison retornou como o melhor guitarrista da banda. 


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS