Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sem Coringa: Os 11 melhores filmes de Joaquin Phoenix segundo a crítica especializada

De Her (2014) a Gladiador (2000), o portal Rotten Tomatoes fez um ranking com os trabalhos mais conceituados do artista

Redação Publicado em 13/10/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix em Her (Foto: Reprodução)
Joaquin Phoenix em Her (Foto: Reprodução)

Nas últimas semanas, o ator Joaquin Phoenix, irmão do falecido River Phoenix, tornou-se um dos tópicos mais comentados (e polêmicos) da internet, graças ao seu brilhante desempenho como Arthur Fleck, o Coringa, no novo longa-metragem de Todd Phillips (Se Beber, Não Case!).

Por mais que a atuação tenha dado o que falar, o talento genético de Phoenix não é nenhuma novidade. Transitando entre papéis de todos os tipos durante os quase 35 anos de carreira, o intérprete já integrou o elenco de 37 filmes, de acordo com o AdoroCinema, e acumulou inúmeras críticas positivas. Além disso, recebeu um Grammy, um Globo de Ouro e três indicações ao Óscar. 

+++ Leia mais: Todos os filmes do Coringa, do pior para o melhor [LISTA]

Mergulhando na filmografia de Phoenix, o Rotten Tomatoes, um dos maiores agregadores de críticas cinematográficas do mundo, fez um ranking com os trabalhos mais conceituados do artista.

Embora Coringa não faça parte da seleção (somando 68% de aprovação entre a crítica especializada e 90% entre os espectadores), a lista a seguir é composta por grandes filmes - que merecem ser conferidos.

11. GLADIADOR (76%)

Data de estreia no Brasil: 19 de Maio de 2000

Phoenix recebeu sua primeira indicação ao Oscar (de Melhor Ator Coadjuvante) interpretando Commodus, o herdeiro do Império Romano e maior inimigo de Maximus (Russell Crowe), no renomado Gladiador, dirigido por Ridley Scott.

Assista ao trailer aqui.


10. AMANTES (82%)

Data de estreia no Brasil: 21 de agosto de 2009

Phoenix colaborou com o cineasta James Gray diversas vezes, também em Amantes. No drama romântico, Phoenix interpreta um jovem suicida que volta a morar com os pais e acaba se envolvendo com duas mulheres completamente diferentes, devendo escolher entre o risco e a tranquilidade.

Assista ao trailer aqui.


9. WALK THE LINE (83%)

Data de estreia no Brasil: 10 de fevereiro de 2006

Walk the Line - ou Johnny & June - é o filme biográfico sobre a carreira de Johnny Cash, conhecido como o rei da música country. Vivendo a ascensão do músico, sua batalha contra o vício em drogas e seu romance complicado com a cantora June Carter (Reese Witherspoon), Phoenix teve um desempenho tão incrível que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.


8. O MESTRE (85%)

Data de estreia no Brasil: 25 de janeiro de 2013

A história complexa e fascinante de O Mestre marca a primeira colaboração de Phoenix com o diretor Paul Thomas Anderson, que posteriormente resultaria em outras colaborações. Aqui, Phoenix interpreta Freddie, um veterano de guerra instável que conhece um homem bastante carismático (Phillip Seymour Hoffman), criador de sua própria religião.

Assista ao trailer aqui.


7. ERA UMA VEZ EM NOVA YORK (85%)

Data de estreia no Brasil: 29 de agosto de 2014

Era Uma Vez em Nova York é o trabalho mais aclamado da parceria Phoenix-James Gray. Nele, Marion Cotillard vive Ewa, uma imigrante polonesa que chega a Nova York e não tem para onde ir. Ela acaba nas mãos de Bruno (Joaquin Phoenix), um homem aparentemente cortês que lhe oferece abrigo. Em troca, é forçada a se prostituir.

Assista ao trailer aqui.


6. THE SISTERS BROTHERS (87%)

Data de estreia no Brasil: Em breve

The Sisters Brothers é o filme mais recente da lista - e um dos mais subestimados da carreira de Phoenix. Ele e John C. Reilly estrelam o drama policial como dois irmãos pistoleiros que foram contratados para capturar e eliminar Hermann Kermit Warm (Riz Ahmed), um explorador de minas de ouro.


5. UM SONHO SEM LIMITES (88%)

Data de estreia no Brasil: 12 de abril de 1996

Um Sonho sem Limites veio antes de Joaquin Phoenix mostrar-se tão renomado no cinema. Dirigida por Gus Van Zant, a comédia documental de humor ácido é baseada na história real de uma professora (Nicole Kidman) que seduz um de seus alunos, Jimmy (Phoenix), e o incita a matar seu marido.


4. VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI (89%)

Data de estreia no Brasil: 9 de agosto de 2018

Você Nunca Esteve Realmente Aqui marca uma das performances mais aclamadas de Phoenix. Trata-se de um filme assustador e inesquecível idealizado pela brilhante diretora e roteirista Lynne Ramsay. Nele, Phoenix estrela como um veterano de guerra que ganha a vida resgatando mulheres presas em cativeiros, mas acaba entrando no caminho de pessoas perigosas.

Assista ao trailer aqui.


3. HOTEL RUANDA (91%)

Data de estreia no Brasil: 19 de agosto de 2005

Baseado em fatos reais, Hotel Ruanda traz Don Cheadle como Paul Rusesabagina, o gerente do Hotel des Mille Collines que ajudou a salvar muitas vidas durante o terrível Genocídio de Ruanda. Phoenix atua como um cinegrafista americano que ajuda a representar a inação do resto do mundo enquanto atrocidades aconteciam por lá.


2. O TIRO QUE NÃO SAIU PELA CULATRA (93%)

Data de estreia no Brasil: 15 de fevereiro de 1990

O Tiro Que Não Saiu pela Culatra explora os altos e baixos da paternidade em várias famílias diferentes. Phoenix, ainda criança, interpreta um garoto que luta contra a puberdade enquanto vive com sua mãe solteira. Mesmo em tenra idade, ele teve a oportunidade de atuar ao lado de Steve Martin, Mary Steenburgen, Keanu Reeves e Rick Moranis.


1. ELA (94%)

Data de estreia no Brasil: 14 de fevereiro de 2014

Contando com Spike Jonze na direção, Ela é uma das comédia românticas mais interessantes já produzidas. Ao longo do filme, Phoenix interpreta um homem solitário, mas doce, que desenvolve um relacionamento romântico com seu sistema operacional (dublado por Scarlett Johansson).

Assista ao trailer aqui.