Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Site diz que Batman Vs Superman é o filme de super-herói mais importante de todos; entenda

O ScreenRant defende os questionamentos feitos pelo filme e como a produção é debatida até hoje

Redação Publicado em 26/03/2020, às 11h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (foto: reprodução Warner/ DC)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (foto: reprodução Warner/ DC)

Vários fãs nem acreditam que já fazem 4 anos da estreia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016). A produção de Zack Snyder ainda é um dos longas de super-heróis mais comentados até hoje. Por isso e outros motivos, o site ScreenRant defende que esse é filme de herói mais importante de todos.

Um dos méritos de Batman vs Superman é, segundo o site, capturar o ‘zeitgeist’, ou seja, o espírito da época atual. Ao dar espaço para imaginar as questões políticas e sociais que seguiriam a revelação da existência do Superman em Homem de Aço (2013). 

+++LEIA MAIS: Robert Pattinson, é você? Batmóvel é apreendido por polícia na Rússia [VÍDEO]

Ao retratar Clark Kent como um estrangeiro refugiado e mostrar como a opinião pública lida com as ações do herói, o longa buscava dar relevância ao gênero de super-heróis. A maneira como Lex Luthor incita o ódio pelo Supermanno governo e no Batman também alude a polarização crescente na sociedade e os perigos que ela traz.

Outro ponto que conduz longos debates até hoje (e que o ScreenRant defende como positivo) é a representação dos dois maiores nomes da DCHá quem diga que Snyder falhou ao compreender a essência dos personagens, com um Superman passível de erros e com raiva e um Homem-Morcego que mata.

+++LEIA MAIS: Ben Affleck explica que divórcio com Jennifer Garner foi ‘o maior arrependimento da minha vida’

Essas representações desafiaram de propósito a percepção que os fãs tem dos heróis, de acordo com o site. O apelo de Bruce Wayne não é como ele mantém sem dificuldades a regra de nunca matar, mas a maneira que o Batman é  levado ao limite e tem que lidar com a quebra da regra.

O Rant relembra da defesa dos fãs de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), filme no qual o Morcego não mata o Coringa, apesar de o vilão dizer que ele iria quebrar a única regra dele. Acontece que o herói é forçado a matar (indiretamente) o Duas-Caras.

No filme mais elogiado do Batman ele acaba matando e assume a culpa para que Gotham nunca saiba que HarveyDent, o símbolo de justiça da cidade, havia sido corrompido.

+++LEIA MAIS: Depois dos fracassos de Batman vs Superman e Liga da Justiça, Warner usará inteligência artificial para escolher próximos filmes

No final de Batman vs Superman, apesar da representação diferente do comum, o Homem de Aço se torna um símbolo de bondade ao se sacrificar e inspira o brutal e decadente Batman a acreditar em dias melhores para a humanidade, com o heroísmo restaurado.

Por fim, o ScreenRant aponta as numerosas discussões e debates provocados pela obra até hoje, em comparação a filmes da Marvel com melhores críticas e bilheterias como a prova final da relevância deBatman vs Superman: A Origem da Justiça para o gênero de filmes de heróis.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?