Maioria dos brasileiros acha que pandemia de Covid está controlada no país, aponta Datafolha

Nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 58% da população acha que pandemia de Covid está controlada total ou parcialmente

Redação Publicado em 15/07/2021, às 10h23

None
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

No Brasil, os casos de Covid-19 etão desacelerando, mas o patamar continua alto. Entretanto, nova pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que, pela primeira vez, a maioria dos brasileiros pensa que a pandemia está controlada no país.

Conforme divulgado pela Folha de S. Paulo, a pesquisa foi feita entre  7 e 8 de julho com 2.074 entrevistas presenciais realizadas com pessoas de 16 anos ou mais em 146 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

+++LEIA MAIS: 17 milhões de pessoas com mais de 40 anos não se vacinaram contra Covid-19

A maioria dos entrevistados avaliou que a pandemia está parcialmente controlada (53%) ou totalmente controlada (5%). Outros 41% disseram que a situação da Covid-19 no Brasil está fora do controle, e 1% não soube responder.

Dos que responderam sobre a pandemia estar fora de controle, 52% têm de 16 a 24 anos, 54% reprovam o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e 52%  nunca confiaram nas falas do presidente.

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid

Trata-se da primeira vez em que a maioria acredita que a pandemia está sob controle, mesmo parcialmente. Em março de 2021, no pico da Covid-19 no Brasil, o Datafolha calculou 79% que viram ausência do controle na situação brasileira.

Melhora da pandemia

Na terça, 13, o Brasil registrou 42.466 novos casos e 1.273 mortes na média móvel semanal. A situação da Covid-19 no Brasil estar desacelerando, e a principal causa dessa melhora é a vacinação. Também na terça, o país bateu 54,8% da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose, e 19,8% com o esquema completo. 

+++LEIA MAIS: Adesão à vacina contra Covid-19 chega a 94%, recorde no Brasil

A situação da pandemia, contudo, está atrasada perto do potencial de imunização do Brasil. Grande parte dos motivos é o atraso e problemáticas na compra de imunizantes feita pelo governo de Jair Bolsonaro — investigados atualmente pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL