Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Maioria dos brasileiros acha que pandemia de Covid está controlada no país, aponta Datafolha

Nova pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 58% da população acha que pandemia de Covid está controlada total ou parcialmente

Redação Publicado em 15/07/2021, às 10h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

No Brasil, os casos de Covid-19 etão desacelerando, mas o patamar continua alto. Entretanto, nova pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que, pela primeira vez, a maioria dos brasileiros pensa que a pandemia está controlada no país.

Conforme divulgado pela Folha de S. Paulo, a pesquisa foi feita entre  7 e 8 de julho com 2.074 entrevistas presenciais realizadas com pessoas de 16 anos ou mais em 146 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

+++LEIA MAIS: 17 milhões de pessoas com mais de 40 anos não se vacinaram contra Covid-19

A maioria dos entrevistados avaliou que a pandemia está parcialmente controlada (53%) ou totalmente controlada (5%). Outros 41% disseram que a situação da Covid-19 no Brasil está fora do controle, e 1% não soube responder.

Dos que responderam sobre a pandemia estar fora de controle, 52% têm de 16 a 24 anos, 54% reprovam o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e 52%  nunca confiaram nas falas do presidente.

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid

Trata-se da primeira vez em que a maioria acredita que a pandemia está sob controle, mesmo parcialmente. Em março de 2021, no pico da Covid-19 no Brasil, o Datafolha calculou 79% que viram ausência do controle na situação brasileira.

Melhora da pandemia

Na terça, 13, o Brasil registrou 42.466 novos casos e 1.273 mortes na média móvel semanal. A situação da Covid-19 no Brasil estar desacelerando, e a principal causa dessa melhora é a vacinação. Também na terça, o país bateu 54,8% da população imunizada com, pelo menos, a primeira dose, e 19,8% com o esquema completo. 

+++LEIA MAIS: Adesão à vacina contra Covid-19 chega a 94%, recorde no Brasil

A situação da pandemia, contudo, está atrasada perto do potencial de imunização do Brasil. Grande parte dos motivos é o atraso e problemáticas na compra de imunizantes feita pelo governo de Jair Bolsonaro — investigados atualmente pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL