Paul McCartney e John Lenon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images) - (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

52 anos de 'Hey Jude': Relembre a história de um dos maiores hits dos Beatles

Música que retrata história pessoal de Paul McCartney e John Lennon foi lançada em 1968

Clara Guimarães Publicado em 30/08/2020, às 11h00

Em um dia como este, há 52 anos, um dos maiores sucessos dos Beatles era lançado no Reino Unido. A composição que nasceu de uma experiência de Paul McCartney intimamente ligada à vida de John Lennon conseguiu conquistar o público, não só na época, mas também atual.

+++LEIA MAIS: O último encontro entre John Lennon e Paul McCartney

Assim como o Nirvana tem “Smell Like Teens Spirit”, o Queen, “Bohemian Rapsody” e os Rolling Stones, “Satisfaction”, os Beatles têm “Hey Jude”. Óbvio que o FabFour possui um repertório grande de faixas que poderiam ser usadas como um símbolo da banda, desde “Yellow Submarine” até “Let It Be”, mas a composição de Paul McCartney e John Lennon definitivamente está entre as mais populares.

“Hey Jude” ficou no topo do Billboard Hot 100 de 1968 e foi nomeada ao Grammy de 1969 nas categorias: Disco do Ano, Música do Ano, e Melhor Canção Popular. A música, incluída no Hall da Fama do Grammy, conquistou o 8º lugar no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos da Rolling Stone EUA. Mas como esse hit dos Beatles foi criado?

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava 

Composição

A música nasceu de uma experiência de Paul McCartney intimamente conectada à história de John Lennon. O cantor de “Imagine” havia acabado de deixar para trás a esposa, Cynthia Powell, e o filho, Julian, para ficar com Yoko Ono.

Macca visitou a esposa e o filho de John Lennon. O rapaz de Liverpool era como um tio para o menino, que se sentia trista por estar longe do pai. Por isso, durante a viagem, como forma de confortar e encorajar JulianPaul começou a cantarolar os versos que viram a se tornar famosos mundialmente: “Hey Jules, don’t make it bad, take a sad song and make it better…”.

+++ LEIA MAIS: A música dos Beatles ‘sem sentido’ que irritava John Lennon; claro que tinha sido escrita por Paul McCartney

Assim nasceu a primeira versão do hit dos Beatles. Depois, por questões de sonoridade musical, como explicou Paul em entrevista ao The Guardian, o nome mudaria para Jude. Outra mudança também seria a incorporação dos próprios sentimentos do Macca na composição.

Paul McCartney percebeu durante o processo de composição que o encorajamento também servia para ele próprio. O artista tinha acabado de ser abandonado pela noiva, Jane Asher, depois dela descobrir uma traição do membro do FabFour.

E é nessa congruência de experiências de McCartney que “Hey Jude” apresenta um discurso de encorajamento romântico misturado com a declaração paternal. A interpretação da música, portanto, está no ouvido de quem escuta, o que a torna universal.

Curiosidades

A faixa de quase sete minutos de duração é uma das mais longas dos Beatles. Em algumas partes é possível escutar a voz de John Lennon ou de Paul McCartney dizendo frases aleatórias - prováveis erros de gravações que foram propositalmente deixados como uma espécie de easter eggs para os fãs.

+++ LEIA MAIS: Há 56 anos, The Who reinventava o rock para o mundo com lançamento de 'I Can't Explain’

Por exemplo, aos 2 minutos e 58 segundos da canção, pode-se ouvir John Lennon dizer: “fucking hell!”. Paul McCartney também fala aos 5 minutos e 35 da canção, mas o conteúdo da frase ainda é alvo de discussão entre os fãs.

Alguns acreditam que o artista disse “pega o cavaquinho”, enquanto outros escutam: “The pain won’t come back, Jude”. Embora não saibamos a resposta, as inserções das vozes dos rapazes de Liverpool tornam a música ainda mais única e marcante para a história dos Beatles.

Paul McCartney Beatles John Lennon Hey Jude

Leia também

Luísa Sonza anuncia data extra de turnê de Escândalo Íntimo em São Paulo


Tim Music Rio 2024 anuncia Djavan, Iza e mais em line-up de festival gratuita


Raven-Symoné critica internautas por atacarem a esposa Miranda Maday: ‘É desrespeitoso’


Madonna eterniza passagem pelo Brasil no Livro de Ouro do Copacabana Palace


Show de Madonna em Copacabana será reexibido no final de semana; veja como assistir


Tiroteio perto da mansão de Drake em Toronto deixa homem ferido