- The Beatles (Foto: AP Image)

A história por trás do termo Fab Four, criado por publicitário dos Beatles [FLASHBACK]

Tony Barrow foi o responsável por divulgar o carismático apelido do grupo

Redação Publicado em 13/05/2021, às 17h25

Singular e carismático, o termo Fab Four soa tão natural que parece ter sido inventado junto com o nome Beatles. Mas você sabia que o termo foi criado pelo primeiro publicitário de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison?

De acordo com o The New York Times, quando os Beatles ainda eram um grupo desconhecido, o empresário Brian Epstein formulou um plano certeiro para levar o quarteto britânico até um nome específico da imprensa: Tony Barrow.

+++LEIA MAIS: John Lennon tratava as pessoas de maneira 'incrivelmente diferente' de Paul McCartney

Nascido em Liverpool, Barrow conseguiu uma coluna no Liverpool Echo aos 17 anos de idade, a qual assinava com o pseudônimo Disker - uma estratégia para disfarçar a pouca idade do novo crítico. Em seguida, ele começou a escrever encartes para a Decca Records.

Epstein pediu para Barrow mencionar os Beatles na coluna dele, mas o pedido foi negado, afinal, o quarteto ainda não tinha lançado um disco. Mais tarde, Barrow conseguiu uma audição Decca. Mas, novamente, a parceria não se concretizou.

+++LEIA MAIS: Elvis Presley virou outra pessoa depois do exército, segundo John Lennon e Paul McCartney

Barrow e Epstein só começaram a trabalhar juntos após o contrato dos Beatles com a Parlophone Records, em 1962. O empresário fez uma proposta ousada para o jornalista: se tornar o primeiro publicitário dos Beatles, responsável pela imprensa da banda e ganhar o dobro do salário dele na Decca.

Nos próximos seis anos, Barrow ajudou a moldar a imagem dos Beatles no mercado fonográfico por meio de textos para imprensa e encartes dos discos e EPs britânicos do grupo.

+++ LEIA MAIS: Qual disco dos Beatles foi considerado um 'desastre' pelo New York Times?

Atencioso, Barrow enfatizava qual instrumento cada integrante tocava ao enviar materiais para imprensa, além de adicionar informações sobre a personalidade dos artistas para criar conexões com os fãs.

E, em uma das primeiras notas para imprensa, Barrow usou o termo Fab Four para descrever os Beatles, o qual se tornou um sinônimo dos quatro músicos e, até os dias de hoje, é utilizado pelos veículos de comunicação.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney não acha que outras bandas poderiam ter o mesmo sucesso dos Beatles


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

música banda notícia LISTA rock Ringo Starr Beatles Fab Four John Lennon George Harrison paul mccartney brian epstein termo tony barrow

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'