- George Harrison (Foto: AP Images)

A música que George Harrison escreveu no dia em que saiu dos Beatles

"Eu fiquei tão farto das más vibrações”, explicou o guitarrista em entrevista

Redação Publicado em 28/08/2020, às 11h23

George Harrison foi o guitarrista icônico por trás das principais composições de John Lennon e Paul McCartney. A qualquer momento, durante a trajetória dos Beatles, o músico estava lá, pronto para harmonizar as criações da dupla com bons acordes e riffs. 

No entanto, em 1969 as coisas mudaram e Harrison não estava mais feliz em assumir apenas essa tarefa. Harrison, além da guitarra, percebeu que queria desenvolver a habilidade de composição nos discos do Fab Four de forma mais consistente. A notícia, contudo, não foi recebida com entusiasmo por  Lennon e McCartney.  

+++ LEIA MAIS: Vídeo emocionante mostra reação de Paul McCartney ao saber da morte de George Harrison: 'Devastado'

As conversas (e a falta delas) fez com que Harrison abandonasse temporariamente a banda, e, depois de ser ignorado enquanto tocava algumas das canções que havia escrito, o músico saiu furioso das sessões de Get Back. As informações são da Far Out Magazine

Segundo o site, embora ele tenha deixado o estúdio, ele fez na intenção de provar aos colegas de banda que eles estavam errados e que ele seria capaz de escrever uma das melhores músicas do extenso catálogo da banda. 

Em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o domínio de McCartney sobre o grupo estava no auge, e isso também contribuiu para que o baterista Ringo Starr fosse à Itália cheio de inseguranças, enquanto Lennon caía ainda mais no vício em heroína. 

A proposta para poder tentar ressuscitar o grupo, que vinha ruindo, foi o Get Back que gravaria os ensaios para um show ao vivo de um novo material para um especial de TV. Isso faria com que o grupo se reconectasse com a música de maneira mais crua. As coisas, porém, não ocorreram como o esperado. 

E as tensões se agravaram quando, durante uma sessão de gravação, McCartney tentou orientar Harrison sobre como tocar a guitarra. Dois dias depois, a tensão piorou e a porta de saída estava entreaberta.

No dia 8 de janeiro, quando Harrison estreou outro clássico "I Me Mine", a faixa foi recebida mal mais uma vez. O comentário sarcástico de Lennon levou Harrison ao limite. “Eu fiquei tão farto das más vibrações”, contou o músico em 1987 à revista Musician. "Não me importava se eram os Beatles, eu estava saindo". 

Harrison eventualmente voltou às sessões, mas a banda já estava irreparável, o que os levou a seguirem caminhos diferentes. 


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC 

música notícia Por que Paul McCartney Ringo Starr Beatles Fab Four guitarra John Lennon Vídeo Curiosidades composição George Harrison Liverpool something

Leia também

Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas