Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A vez que Jimi Hendrix fez um cover lendário de ‘Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band’, dos Beatles

O músico sempre foi transparente quanto à admiração pelo Quarteto de Liverpool

Redação Publicado em 17/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP) e Paul McCartney (Foto: AP)
Montagem com Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP) e Paul McCartney (Foto: AP)

Jimi Hendrix nunca teve vergonha de esconder a admiração por artistas que amava. Os Beatles certamente estavam entre os favoritos do músico e, em 1967, o icônico guitarrista fez um cover lendário da faixa-título de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, como relembrou a Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

Na noite de 4 de junho de 1967, Jimi Hendrix subiu ao palco para o show no Teatro Saville, em Londres e, sabia que Paul McCartney e George Harrison estavam na plateia, portanto, abriu a apresentação com uma versão de “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, em uma homenagem fenomenal. 

Abrir o próprio show com um cover de outra banda foi ousado, mas como os Beatles tinham lançado a música apenas três dias antes da apresentação, a situação tornou-se ainda mais lendária.

+++LEIA MAIS: Assista ao último show de Jimi Hendrix, dias antes do guitarrista morrer de overdose

"Jimi era um amor, um cara muito legal. Lembro-me dele abrindo no Saville em uma noite de domingo, 4 de junho de 1967. Brian Epstein costumava alugá-lo quando geralmente estava escuro no domingo. Jimi se abriu, as cortinas se abriram e ele caminhou para frente, tocando ‘Sgt. Peppers’, e a gente tinha lançado na quinta-feira, então foi o melhor elogio", recordou Paul McCartney.

Ainda, acrescentou: "É obviamente uma lembrança brilhante para mim, porque eu o admirava tanto porque ele era muito talentoso. Pensar que aquele álbum significou tanto para ele a ponto de fazer uma versão em um domingo à noite, três dias após o lançamento, é uma sensação maravilhosa. Ele deve ter gostado muito disso, porque normalmente pode levar dias para o ensaio de uma música que será tocada ao vivo."

+++ LEIA MAIS: A Morte de Jimi Hendrix: há 49 anos, em meio a circunstâncias ainda obscuras, o maior guitarrista de todos os tempos se despedia 

"É um elogio bastante importante na carreira de qualquer pessoa. Coloquei isso como uma das grandes honras da minha carreira. Tenho certeza de que ele não pensaria nisso como uma honra, na verdade, tenho certeza que ele pensou que era o contrário, mas para mim, isso foi como uma grande homenagem", concluiu. 

A versão não é apenas uma certeza da ampla influência dos Beatles sobre a música na época, mas também, mais uma vez, uma prova do talento supremo de Hendrix. O guitarrista era capaz de transmitir a própria mensagem através das canções dele ou de qualquer outra banda brilhante como o Quarteto de Liverpool, e provar que é realmente um dos melhores músicos de todos os tempos.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney explica porque não ouve mais os discos dos Beatles

Assista à versão de Hendrix:


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE