Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 documentários que mostram bastidores de discos [LISTA]

De Taylor Swift a Emicida, acompanhe o processo de criação de grandes artistas

AMANDA MARQUES | @TROPICANASOUNDS Publicado em 15/12/2020, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como artistas trabalham para criar um disco do zero? O que faz um álbum de sucesso? Como funciona o dia a dia por trás da fama? Essas e outras perguntas podem ser respondidas através de documentários que ilustram grandes produções musicais.

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil separou cinco documentários fundamentais para quem gosta de saber mais sobre os bastidores do mundo da música. Confira:

folklore: Sessões no Long Pond Studio

Neste documentário, dirigido e produzido pela própria Taylor Swift, a artista celebra o aclamado disco folklore. Conversas intimistas sobre processos de criação e curiosidades intercalam a performance das 17 faixas do álbum.

Disponível no Disney+.

+++LEIA MAIS: As 4 maiores conquistas de Taylor Swift em 2020: de melhor álbum a indicação ao Grammy

Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem

Em AmarElo - É Tudo Pra Ontem, Emicida destrincha a importância da influência negra na cultura do Brasil, ao mesmo tempo que discorre sobre o álbum AmarElo (2019), e se prepara para uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo.

Disponível na Netflix.

+++LEIA MAIS: Em AmarElo - É Tudo Para Ontem, Emicida e Fióti dão aula de ficar para história - de fazer preto se orgulhar e branco pensar [ENTREVISTA]

Stones in Exile

Lançado em 2010, o longa documenta o processo de criação do disco Exile on Main St. (1972), considerado por muitos o melhor trabalho dos Rolling Stones. Gravado quando a banda estava em exílio no sul da França, o documentário mostra o dia a dia dos roqueiros na mansão de Keith Richards

+++LEIA MAIS: Gimme Shelter faz 50 anos: Como os Rolling Stones foram conquistados pela América

Novos Baianos Futebol Clube

Em plena ditadura, os Novos Baianos viviam como uma grande comunidade no icônico sítio Jacarepaguá. Solano Ribeiro visitou a banda quando os integrantes gravaram o disco Novos Baianos Futebol Clube e documentou conversas, partidas de futebol e muita música.

Disponível no Youtube.

+++LEIA MAIS: 6 discos essenciais para entender a genialidade plural de Moraes Moreira

Foo Fighters: Back and Forth

Neste documentário lançado em 2011, o Foo Fighters relembra a história da banda, ao mesmo tempo que trabalha nas gravações do álbum Wasting Light. Indispensável para entusiastas de música e fãs, o longa mostra os bastidores de uma banda que ainda influencia gerações.

+++LEIA MAIS: Foo Fighters celebra 25 anos de carreira com documentário incrível; assista


+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL