Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan, Elvis Presley e mais: 5 músicos premiados pelo governo dos EUA

Ao longo da história, os presidentes norte-americanos concederam honras para grandes personalidades culturais

Redação Publicado em 27/04/2021, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Elvis Presley (Divulgação/NBC) e Bob Dylan (Chris Pizzello/AP)
Montagem de Elvis Presley (Divulgação/NBC) e Bob Dylan (Chris Pizzello/AP)

Da mesma forma que a família real britânica concede títulos da cavalaria para músicos de grande influência, o governo dos Estados Unidos reconhece ícones culturais com a Medalha da Liberdade, a maior honra civil no país.

Em 2012, Bob Dylan se encontrou com o então presidente dos EUA, Barack Obama, na Casa Branca para receber a honraria. "Não há um gigante maior na história da música americana," o político disse sobre o músico, que teve uma "influência considerável no movimento pelos direitos civis da década de 1960 e teve um impacto significativo na cultura americana nas últimas cinco décadas.”

+++ LEIA MAIS: Além de Paul McCartney: 5 músicos que possuem títulos da realeza britânica [LISTA]

O ícone do folk não foi o primeiro nem o último músico a ser reconhecido pelo governo norte-americano. Pensando nisso, listamos quatro outros artistas que receberam a honra. Confira:

Frank Sinatra

Durante a década de 1980, Frank Sinatra recebeu a Medalha da Liberdade de Ronald Reagan, que, no mesmo ano, premiou mais 11 personalidades, entre elas, Madre Teresa e o ator James Stewart.

+++ LEIA MAIS: Hit de Michael Jackson era originalmente para Frank Sinatra; conheça


B.B. King

A vez de B.B. King chegou em meados dos anos 2000. George W. Bush entregou o título para o lendário músico de blues. "Foi dito que, quando John Lennon foi convidado a nomear sua grande ambição, ele disse, 'tocar guitarra como B.B. King'. Muitos músicos tiveram o mesmo objetivo, mas ninguém jamais foi capaz de igualar a habilidade ou copiar o som do Rei do Blues," disse Bush, segundo a Billboard.


Diana Ross

Diana Ross foi reconhecida por Obama, que mantém o recorde de maior número de Medalhas da Liberdade entregues durante o mandato presidencial. Em 2016, a artista recebeu o prêmio com Robert DeNiro, Bruce Springsteen e Bill Gates.

+++ LEIA MAIS: Teoria bizarra diz que Michael Jackson é filho de Diana Ross e Smokey Robinson; conheça


Elvis Presley

O Rei do Rock, Elvis Presley, ganhou uma homenagem póstuma de Donald Trump, que concedeu a Medalha da Liberdade para o músico em 2018. De acordo com a BBC, na época, Trump descreveu Elvis como "um ícone norte-americano duradouro".


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL