Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Carreira ioiô: todas as vezes que David Bowie decidiu se aposentar [FLASHBACK]

Há 46 anos, o Camaleão do Rock anunciou o fim da carreira pela segunda vez

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/04/2021, às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis)
David Bowie durante show em Frankfurt em 1978 (Foto: Kirmes/dpa/Corbis)

David Bowie se aposentou em 12 de abril de 1975. De novo. Durante uma entrevista à Playboy, anunciou o fim da carreira pela segunda vez. “Fiz meu rock ‘n’ roll. É um beco sem saída, é chato, não terão mais discos meus. Não quero ser um cantor de rock inútil.”

A decisão não durou muito tempo. Em setembro de 1975, retornou ao estúdio para gravar Station to Station (1976) e voltaria a público com um novo personagem: Thin White Duke.

+++LEIA MAIS: 7 colaborações inesquecíveis de David Bowie: de Queen a John Lennon [LISTA]

Questionado por Cameron Crowe, da Playboy, sobre o motivo de mudar de ideia tão rapidamente, Bowie respondeu: “Minto. É fácil. Nada mais importa além do momento presente. Não consigo acompanhar tudo que digo. Não dou a mínima [...] Não tenho ideia de onde estarei daqui um ano. Isso me previne do tédio.”

Como começou

A primeira aposentadoria de Bowie ocorreu em 3 de julho de 1973. Depois da turnê como Ziggy Stardust, Bowie “encerrou” a carreira de forma abrupta e dramática no Hammersmith Odeon, casa de shows em Londres (Inglaterra).

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores solos de saxofone na música pop: de David Bowie a Lady Gaga [LISTA]

No auge da fama de Ziggy Stardust, o público não entendeu se o artista foi embora ou se a vida do personagem terminou. O segundo é mais provável. Em 1974, a carreira ia bem. O disco de estúdio do ano, Diamond Dogs, estava no Top 5 das paradas dos EUA.

Na vida pessoal, a história era diferente. O vício em cocaína atingiu níveis altíssimos no final de 1974. Bowie admitiu como sua dieta consistia de “pimentões vermelhos, cocaína e leite.” Na entrevista à Playboy, relatou: “Só uso drogas para me manter trabalhando por períodos mais longos.”

+++LEIA MAIS: Como foi o primeiro encontro de David Bowie e John Lennon?

Anos 2000

As tentativas de aposentadoria se estenderam até os anos 2000. O período entre 2003 e 2013 foi imprevisível para o Camaleão do Rock. Passou a década em silêncio. Em 2004, parou de fazer turnês após dor muscular durante um show. Teve de operar o coração devido a uma obstrução arterial e passou muito tempo se recuperando, afastado de todos. 

Com a saúde recuperada, em maio de 2006, disse estar farto da indústria musical e tirou um ano sabático. Cinco anos mais tarde, os fãs não sabiam se ele tinha se aposentado oficialmente. Em 2013, no 66º aniversário, Bowie anunciou o retorno à música com o primeiro disco em 10 anos, The Next Day, mas manteve a decisão de não fazer mais turnês.

+++LEIA MAIS: Filho de David Bowie reflete sobre morte do pai: 'Encantador que ele seja amado por todos'

Esse foi o penúltimo disco de Bowie, seguido por Blackstar (2016), também criado em segredo e lançado apenas dois dias antes da morte do astro.


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL