Como sucesso de 'Good 4 U', da Olivia Rodrigo, é bom para o rock?

Olivia Rodrigo apresenta uma sonoridade pop rock dos anos 2010 no icônico single de Sour

Redação Publicado em 17/06/2021, às 18h57

None
Olivia Rodrigo (Foto: Divulgação)

Em "good 4 u", um dos singles de Sour - disco de estreia da carreira -, Olivia Rodrigo apresenta uma sonoridade pop rock dos anos 2010 e revisita uma estética muito explorada pelo Paramore, por exemplo. 

A música foi um sucesso de streamings e contou com um desempenho espetacular nas paradas musicais. No Reino Unido, "good 4 u" quase certamente será o número 1 pela quarta semana consecutiva - e, a última vez que uma canção de rock ficou tanto tempo no topo das paradas, foi "Bring Me To Life", do Evanescence, em 2003.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo ecoa dores de romances trágicos e desfruta da estética do bedroom pop em Sour [REVIEW]

Pensando nisso, o Kerrang! propôs uma análise sobre como esse sucesso incomparável de Olivia Rodrigo com essa canção pode inspirar uma nova geração de fãs a abraçar a música com muita guitarra - e reviver os artistas do rock em rádios e playlists editoriais de plataformas de streaming, espaços pouco ocupados por sons mais 'pesados'.

Segundo Hayley Codd, chefe de rádio e TV nacional da Public City PR, "'good 4 u' potencialmente abre uma porta para pessoas que apenas foram expostas à música pop, e eu sou totalmente a favor disso. [...] Eles são um pouco mais pesados, mas ainda têm um grande refrão pop."

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo revela: 'Nunca quis ser uma garota pop'

Chris Price, da BBC Radio 1, explica que "era um pouco incomum ouvir essa música pop de guitarra [potente]. Mas, ao mesmo tempo que era incomum, era bem-sucedido rapidamente. Provavelmente soa muito mais estranho nas rádios pop comerciais [do que na Radio 1] - e se destaca na mistura de tudo o que mais tocam. Mas os jovens não se preocupam necessariamente com os gêneros - e isso vale tanto para os artistas quanto para os fãs."

Além das rádios, o sucesso de "good 4 u" pode fazer com que playlists adicionem mais bandas de rock. Contudo, Phil Birch, chefe digital da Raw Power Management, não acredita que seja tão positivo para o gênero devido à heterogeneidade das listas de reprodução dos streamings - que não vão dar uma grande relevância ao estilo. 

+++LEIA MAIS: Como Olivia Rodrigo, com apenas 18 anos, faz história na música pop?

De acordo com o Kerrang!, no entanto, Olivia Rodrigo está longe de ser a única esperança de que o rock esteja lentamente, mas certamente, voltando ao centro da cultura popular: "É engraçado, não é, como os hits do rock podem vir dos lugares mais incomuns?", questiona Chris ao Kerrang!.

+++ LEIA MAIS: Por que Olivia Rodrigo trouxe 'Misery Business', do Paramore, de volta às mais ouvidas do Spotify?


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL