Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dúvida em Harry Potter: por que os bruxos escravizaram elfos domésticos?

Criaturas eram comprometidas (obrigatoriamente) a servir famílias bruxas

Redação Publicado em 14/09/2020, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dobby na saga Harry Potter (Foto: Reprodução/Warner Bros.)
Dobby na saga Harry Potter (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

O mundo de Harry Potter é bastante vasto e cheio de detalhes, mas isso não o deixa livre de maldade e sombras. Um dos elementos mais crueis deste universo é a escravização dos elfos, que passaram a ser domésticos. Os filmes não deixaram claro o motivo disso ter acontecido, mas os livros, por terem mais tempo de desenvolvimento, conseguiram explicar. A informação é do Screen Rant.

Através dos livros da saga, os leitores descobrem sobre quase toda família bruxa ter um elfo doméstico - até Hogwarts tem várias dessas criaturas. Nos filmes, o primeiro contato com eles acontece em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando o público conhece Dobby, que era dos Malfoy, mas no último longa acaba libertado.

+++LEIA MAIS: Eterno Sr. Miyagi, Pat Morita sofreu rejeição e quase não foi contratado para Karatê Kid; conheça a história

Já nos livros, no entanto, muitos outros elfos domésticos são mencionados. Além disso, as terríveis condições em que eles trabalhavam levaram Hermione a fundar Sociedade para a Promoção do Bem-Estar dos Elfos em Harry Potter e o Cálice de Fogo, após testemunhar o tratamento injusto dos elfos na Copa do Mundo de Quadribol de 1994.

Neste arco, é mencionado que os elfos servem os bruxos por muito, mas muito, tempo. Infelizmente, foi por um período tão longo que isso não era mais visto como escravidão, mas sim uma prática comum que os elfos passaram a gostar.

Não se sabe exatamente quando ou como os elfos começaram a servir os bruxos, mas J.K. Rowling deu uma contextualizada na chegada das criaturas em Hogwarts. A autora revelou que eles foram trazidos à escola por Helga Hufflepuff, na esperança de dá-los boas condições de trabalho, ou seja, receberem salário ao invés de abuso.

+++LEIA MAIS: Chris Evans publica nude nas redes sociais sem querer e internet não sabe lidar

No entanto, infelizmente, nem todos os elfos se acostumaram a ser livres ou a serem pagos por conta do fato da espécie servir as famílias por séculos. Um bom exemplo disso pode ser encontrado em Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando Hermione tricotou roupas para dar aos elfos de Hogwarts e assim libertá-los, mas os elfos estavam tão acostumados com o trabalho e realmente gostavam dele e viram a atitude da personagem como um insulto, e se recusaram a limpar a sala da Grifinória.

Embora J.K. Rowling tenha expandido diversos elementos do universo de Harry Potter por anos, ela não falou muito sobre elfos e a história deles no Mundo Mágico, especificamente sobre o motivo deles terem servido famílias bruxas por tanto tempo.

Inclusive, é importante notar que os esforços de Hermione não foram em vão, já que elfos domésticos participaram da Batalha de Hogwarts, que mudou a opinião de algumas pessoas sobre eles, e ela passou a trabalhar para o Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas no Ministério da Magia, então é possível que os elfos não sejam mais obrigados a servir famílias - ou, pelo menos, podem ser pagos e não mais abusados.


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'