Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 49 anos, o Aerosmith fazia o primeiro show com ingressos a 75 centavos e briga entre Steven Tyler e Joe Perry

"Mas é assim que os casamentos são - e no final, a banda realmente funcionou", afirmou o vocalista sobre os conflitos

Redação Publicado em 06/11/2019, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aerosmith em 1983 (Foto: Rene Perez/AP Images)
Aerosmith em 1983 (Foto: Rene Perez/AP Images)

Um ginásio de uma escola na pequena cidade Mendon, em Massachusetts, pode parecer um local desfavorável para o início das bandas de rock, mas é onde o Aerosmith fez o primeiro show, em 6 de novembro de 1970.

A banda conseguiu marcar a apresentação na escola, porque a mãe de Joe Perry trabalhava em um colégio próximo e conhecia um funcionário da Nipmuc Regional High School. Ao lado de Perry, na época, Ray Tabano quem tocava guitarra - um ano depois foi substituído por Brad Whitford.

+++LEIA MAIS: Steven Tyler reclama de fã que filmava o Aerosmith: "Assiste à porra do show"

Roy Spindel, um dos professores da escola, escreveu sobre o show na biografia do Aerosmith: "Lembro-me de ter ficado impressionado com o som deles. Quando eles estavam tocando, parecia óbvio que eles iam para algum lugar. Tudo o que eu conseguia pensar era: 'É assim que deve ser quando os Rolling Stones tocam'."

Alguns problemas internos já surgiram ali: PerryTyler aparentemente discutiram no palco, desta vez sobre o volume da guitarra de Perry. "Estou fazendo o que posso e preciso fazer tenho que ser barulhento", disse o guitarrista em resposta. E, eles também já consumiam um pouco de álcool.

+++LEIA MAIS: Steven Tyler inaugura instituição para acolher meninas vítimas de abuso

Os funcionários da escola cobraram 75 centavos pelo show, segundo Carl Olson, professor de história que ajudou a organizar o show do Aerosmith. A banda arrecadou um total de US$ 50,00.

"Se você olhar na autobiografia deles, eles disseram que US$50,00 pagou o aluguel do apartamento em Boston, onde estavam hospedados naquela época. Não tenho certeza se cobrimos todos os custos", disse Olson ao Milford Daily News em 2005.

+++LEIA MAIS: Como o Aerosmith escrevia músicas no início da carreira? Joe Perry relembra

Na época, os integrantes do Aerosmith ainda trabalhavam meio período para cobrir os gastos. Inclusive, o vocalista Steven Tyler trabalhava em uma padaria. Eles continuaram praticando e - apesar das discussões -, estavam melhorando.

"Começou alegremente, mas logo se transformou em pequenos conflitos sobre chicletes e pasta de dentes. Mas é assim que os casamentos são - e no final, a banda realmente funcionou", afirmou Tyler.