Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon tinha vergonha do primeiro disco gravado com Yoko Ono na Plastic Ono Band

O músico gravou a faixa com paixão, e de vez em quando se arrependia disso - mas esse foi o aspecto favorito de Ringo Starr no disco

Redação Publicado em 08/06/2020, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

Não raramente, John Lennon tinha alguma revisão negativa para o próprio trabalho. Logo depois, o mesmo lançamento era algo positivo. O ex-Beatleera mutável, por si só - e isso influenciava diretamente no legado cultural dele.

Quando lançou John Lennon/Plastic Ono Band, em 1970 e logo após a saída dos Beatles, preferiu uma abordagem mais direta e crua. Não poupou palavras ou honestidade. Isso o deixava com vergonha das músicas, de vez em quando, como explicou para Rolling Stone em 1971:

+++ LEIA MAIS: "A sociedade só gosta de artistas mortos", afirmou John Lennon em carta escrita à mão de 1971

“Eu fico envergonhado,” revelou Lennon. “Sabe, de vez em quando ouço e tenho vergonha, tanto da música quanto das palavras e posicionamentos. De vez em quando, não. Mudo diariamente… Da mesma maneira de, pouco antes de lançar algo, não suporto ouvir, mas meses depois, ouço o tempo todo. Muda sempre.”

Mas e o outro lado dos Beatles?

Ringo Starr, colega de Lennon nos Beatles, tinha uma impressão oposta. Amava John Lennon/Plastic Ono Band, e descreveu, para NME, como o “ponto alto” da própria carreira (pois ajudou na produção). Gostou das sessões de gravação, pois era próximo do músico - e tudo aconteceu naturalmente.

+++ LEIA MAIS: Como uma carta de ódio escrita por 640 crianças marcou a carreira dos Rolling Stones

Embora John Lennon ficasse envergonhado, Starr adorava a paixão e a honestidade de JohnLennon/Plastic Ono Band. Gostava de como ele gritava.

+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE