Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Sgt. Pepper’s, dos Beatles, será novamente remixado para o áudio espacial no Apple Music

Versão de áudio espacial do Sgt. Pepper’s, disco dos Beatles, será remixada novamente

Brian Hiatt | Rolling Stone EUA. Tradução: Mariana Rodrigues | (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/07/2021, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Foto: Reprodução /Twitter)
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Foto: Reprodução /Twitter)

As playlists de áudio espacial no Apple Music destacaram o som surround do Dolby Atmos da mixagem de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band desde o lançamento em junho, mas os fãs dos Beatles não deveriam se apegar demais a essa versão do disco. 

Produtor Giles Martin, quem esteve supervisionando os remixes e reedições dos clássicos dos Beatles em formato estéreo e surround, não está muito feliz com a mixagem de áudio espacial do Sgt. Pepper’s e planeja refazer e substituir a versão atual até o final da estação. "Na verdade, vou mudar isso," disse. "Está boa, mas não está certa... Não parece muito certo para mim."

+++ LEIA MAIS: E se os Beatles fossem do rap? 'Eleanor Rigby' ganha versão com batida trap; ouça

A mixagem de Sgt. Pepper’s é de 2017, e naquela época só podia ser apresentada nos cinemas. "Foi, acho, o primeiro álbum mixado no Dolby Atmos," disse Martin. "Gostei da ideia dos Beatles serem os primeiros a fazer algo. É legal que eles ainda podem ser os primeiros a fazer algo."

Mas uma mixagem destinada aos cinemas não necessariamente se traduz em fones de ouvido ou até em sistemas de home theater, então Martin pretende refazê-la "no que chamamos de Dolby Atmos perto de campo, o qual é destinado para consumidores, o oposto do Dolby Atmos do cinema."

+++ LEIA MAIS: O dia em que Paul McCartney e John Lennon encontraram-se pela primeira vez [FLASHBACK]

Martin adiciona que acha a mixagem "um pouco brilhante, um pouco digital. Parece que falta um pouco de baixo e um pouco de peso atrás." Ele está muito feliz, no entanto, com a versão de outro disco dos Beatles disponível em Atmos no Apple Music. "Abbey Road funciona muito melhor como uma mixagem do Atmos, porque é muito próxima a mixagem estéreo, sonoramente," disse.  

Na sessão completa de perguntas e respostas com a Rolling Stone EUA sobre os Beatles e o áudio espacial, Martin também revela como espera que o software de separação de fontes da Abbey Road Studios - o qual permite aos engenheiros derivar faixas separadas e prontas para remix de gravações antigas que podem ter baixo, bateria e guitarra em uma única faixa - melhore o suficiente para poder um dia enfrentar o Rubber Soule Revolver.

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não achava ‘A Day In The Life’ a melhor música dos Beatles?

Ele revela a filosofia geral para mixagens de som surround: "Acho que o áudio envolvente deve ser uma expansão do campo estéreo, de certa forma. Gosto da ideia de um disco de vinil derreter e você cair nessa."


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA